Como divulgar um blog grátis – Mecanismos de busca | Emprego & Negócio

Como divulgar um blog grátis – Mecanismos de busca

Aqui você vai conhecer as principais regras de otimização para melhorar a posição das suas páginas nos resultados das pesquisas dos mecanismos de busca.

seo - divulgar blog

Criar postagens seguindo regras de otimização deve ser uma prioridade para os proprietários de blog que desejam divulgar seu trabalho por meio dos mecanismos de busca.

Esse é o primeiro artigo da série “Como divulgar um blog grátis”. A série mostra as principais maneiras de divulgar um blog gratuitamente para você atrair mais visitantes e tornar seu blog conhecido. 

No artigo Como fazer e divulgar um blog grátis você tem uma visão geral sobre o que é tratado na série.


Otimização das postagens para os mecanismos de busca

Palavras-chave

Palavras-chave são as palavras utilizadas pelos internautas para pesquisar nos mecanismos de busca.

Você deve escolher 3 ou 4 palavras para serem as palavras-chave do seu artigo. Elas devem expressar a idéia central do assunto tratado e devem ser utilizadas na URL, no título, nos sub-títulos, na meta description e no texto.

Se você encontrar muitas palavras-chave, isso pode significar que o seu texto está sem foco.
Além disso, muitas palavras-chave podem causar pouca densidade (quantidade de vezes que uma palavra-chave aparece na postagem), diminuindo a importância da página para os mecanismos de busca.

Quanto mais vezes as palavras-chave forem utilizadas na postagem, mais os mecanismos de busca vão achar que a página é relevante quando uma pesquisa for feita com uma dessas palavras.

Para descobrir as palavras-chave mais utilizadas pelos internautas nos mecanismos de busca, você pode usar a Ferramenta de Palavras-Chave do Google Adwords ou o Google Insights for Search para comparar os termos de pesquisa utilizados na rede.

Título do artigo

Talvez o elemento mais importante da postagem seja o título. Não somente para os mecanismos de busca, mas também para o leitor. Ele deve:

  • Ser otimizado para os mecanismos de busca:

    Você deve compor o título com o máximo de palavras-chave possíveis (pelo menos as principais);

  • Ter no máximo 60 caracteres:

    Não adianta escrever títulos muito grandes, pois eles serão cortados (truncados) na apresentação pelos mecanismos de busca;

  • Ser claro:

    Quanto mais palavras-chave aparecerem no título, melhor, mas o título deve ter sentido e expressar claramente o conteúdo do artigo;

  • Ser atraente para o leitor:

    O título é o anúncio do que você vai oferecer.
    Ele deve ser criado visando despertar o interesse do leitor em entrar no seu blog. Deve ser suficientemente atraente para ser escolhido entre outros que ofereçam a mesma coisa. O ótimo anúncio é aquele que faz com que o leitor pense que perderá algo se não ler o artigo.

Sub-títulos do artigo

Coloque sub-títulos no seu artigo, pois os mecanismos de busca dão importância para os sub-títulos (h1,h2….h6).

Eles devem conter palavras-chave.

Meta description

É na meta description que você dá uma visão sobre o que o leitor vai encontrar no artigo. Ela aparece logo após o título nos mecanismos de busca. Ela deve:

  • Ser objetiva e atrativa:

    Assim como no título, a descrição tem o objetivo de atrair leitores;

  • Conter no máximo 160 caracteres:

    Não adianta escrever descrições muito grandes, pois elas serão cortadas na apresentação pelos mecanismos de busca;

  • Conter palavras-chave:

    Quanto mais palavras-chave aparecerem, tanto melhor para os mecanismos de busca, mas devem aparecer de forma natural.

Texto

Para fazer um bom texto você deve pesquisar sobre o assunto e expô-lo de uma forma direta e objetiva.

As informações devem ser relevantes e sempre que possível indique publicações que complemente ou aprofunde o assunto tratado.

Quanto às palavras-chave, quanto mais vezes aparecerem no texto, tanto melhor, mas isso deve ser feito naturalmente sem que o texto fique cheio de repetições que diminuam a sua qualidade.

Sitemap

O Sitemap é uma lista das páginas existentes no seu site, as quais você quer que sejam indexadas pelo Google. Essa lista contém informações sobre a frequência de atualização das páginas, prioridade de uma página em relação a outra e outras informações relevantes.

A primeira coisa a fazer é abrir uma conta no Google para webmaster. Lá, você vai cadastrar o seu site para poder enviar o Sitemap.

Aprenda a criar e enviar um Sitemap para o Google.

Nesse artigo você viu as principais regras de otimização para melhorar a posição das suas páginas nos resultados das pesquisas dos mecanismos de busca.

Conheça os outros artigos da série “Como divulgar um blog grátis”:

Como divulgar um blog grátis – Assinatura do feed e e-mail.
Como divulgar um blog grátis – Botões para redes sociais.
Como divulgar um blog grátis – Sites de links e diretórios.
Como divulgar um blog grátis – Comentários em blogs.

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