Como divulgar um blog grátis – Mecanismos de busca
Aqui você vai conhecer as principais regras de otimização para melhorar a posição das suas páginas nos resultados das pesquisas dos mecanismos de busca.
Criar postagens seguindo regras de otimização deve ser uma prioridade para os proprietários de blog que desejam divulgar seu trabalho por meio dos mecanismos de busca.
Esse é o primeiro artigo da série “Como divulgar um blog grátis”. A série mostra as principais maneiras de divulgar um blog gratuitamente para você atrair mais visitantes e tornar seu blog conhecido.
No artigo Como fazer e divulgar um blog grátis você tem uma visão geral sobre o que é tratado na série.
Otimização das postagens para os mecanismos de busca
Palavras-chave
Palavras-chave são as palavras utilizadas pelos internautas para pesquisar nos mecanismos de busca.
Você deve escolher 3 ou 4 palavras para serem as palavras-chave do seu artigo. Elas devem expressar a idéia central do assunto tratado e devem ser utilizadas na URL, no título, nos sub-títulos, na meta description e no texto.
Se você encontrar muitas palavras-chave, isso pode significar que o seu texto está sem foco.
Além disso, muitas palavras-chave podem causar pouca densidade (quantidade de vezes que uma palavra-chave aparece na postagem), diminuindo a importância da página para os mecanismos de busca.
Quanto mais vezes as palavras-chave forem utilizadas na postagem, mais os mecanismos de busca vão achar que a página é relevante quando uma pesquisa for feita com uma dessas palavras.
Para descobrir as palavras-chave mais utilizadas pelos internautas nos mecanismos de busca, você pode usar a Ferramenta de Palavras-Chave do Google Adwords ou o Google Insights for Search para comparar os termos de pesquisa utilizados na rede.
Título do artigo
Talvez o elemento mais importante da postagem seja o título. Não somente para os mecanismos de busca, mas também para o leitor. Ele deve:
-
Ser otimizado para os mecanismos de busca:
Você deve compor o título com o máximo de palavras-chave possíveis (pelo menos as principais);
-
Ter no máximo 60 caracteres:
Não adianta escrever títulos muito grandes, pois eles serão cortados (truncados) na apresentação pelos mecanismos de busca;
-
Ser claro:
Quanto mais palavras-chave aparecerem no título, melhor, mas o título deve ter sentido e expressar claramente o conteúdo do artigo;
-
Ser atraente para o leitor:
O título é o anúncio do que você vai oferecer.
Ele deve ser criado visando despertar o interesse do leitor em entrar no seu blog. Deve ser suficientemente atraente para ser escolhido entre outros que ofereçam a mesma coisa. O ótimo anúncio é aquele que faz com que o leitor pense que perderá algo se não ler o artigo.
Sub-títulos do artigo
Coloque sub-títulos no seu artigo, pois os mecanismos de busca dão importância para os sub-títulos (h1,h2….h6).
Eles devem conter palavras-chave.
Meta description
É na meta description que você dá uma visão sobre o que o leitor vai encontrar no artigo. Ela aparece logo após o título nos mecanismos de busca. Ela deve:
-
Ser objetiva e atrativa:
Assim como no título, a descrição tem o objetivo de atrair leitores;
-
Conter no máximo 160 caracteres:
Não adianta escrever descrições muito grandes, pois elas serão cortadas na apresentação pelos mecanismos de busca;
-
Conter palavras-chave:
Quanto mais palavras-chave aparecerem, tanto melhor para os mecanismos de busca, mas devem aparecer de forma natural.
Texto
Para fazer um bom texto você deve pesquisar sobre o assunto e expô-lo de uma forma direta e objetiva.
As informações devem ser relevantes e sempre que possível indique publicações que complemente ou aprofunde o assunto tratado.
Quanto às palavras-chave, quanto mais vezes aparecerem no texto, tanto melhor, mas isso deve ser feito naturalmente sem que o texto fique cheio de repetições que diminuam a sua qualidade.
Sitemap
O Sitemap é uma lista das páginas existentes no seu site, as quais você quer que sejam indexadas pelo Google. Essa lista contém informações sobre a frequência de atualização das páginas, prioridade de uma página em relação a outra e outras informações relevantes.
A primeira coisa a fazer é abrir uma conta no Google para webmaster. Lá, você vai cadastrar o seu site para poder enviar o Sitemap.
Aprenda a criar e enviar um Sitemap para o Google.
Nesse artigo você viu as principais regras de otimização para melhorar a posição das suas páginas nos resultados das pesquisas dos mecanismos de busca.
Conheça os outros artigos da série “Como divulgar um blog grátis”:
Como divulgar um blog grátis – Assinatura do feed e e-mail.
Como divulgar um blog grátis – Botões para redes sociais.
Como divulgar um blog grátis – Sites de links e diretórios.
Como divulgar um blog grátis – Comentários em blogs.
Se você gostou dessas informações, cadastre seu e-mail e receba as novas publicações do Emprego & Negócio.
Compartilhe com seus amigos
Artigos relacionados
»Como divulgar um blog grátis - Assinatura do feed e e-mail
»Dicas básicas na criação de um blog ou site
»Primeiros passos para criar um blog ou site na internet
»Passos para criar um blog grátis no Blogger-Blogspot
»Como divulgar um blog grátis - Comentários em blogs
Um comentário para Como divulgar um blog grátis – Mecanismos de busca
Comentários encerrados. |
[…] Como divulgar um blog grátis – Mecanismos de busca. Como divulgar um blog grátis – Botões para redes sociais. Como divulgar um blog grátis – Sites de links e diretórios. Como divulgar um blog grátis – Comentários em blogs. […]