Como fazer marketing pessoal

Saiba como destacar-se no emprego por meio do marketing pessoal, tendo atitudes atraentes e fazendo sua carreira profissional crescer.

Fazer marketing pessoal, nada mais é do que tornar-se, por meio de um conjunto de atitudes, atraente para um determinado mercado.
Quando isso acontece, esse mercado vai querê-lo, até mesmo disputá-lo, e suas possibilidades aumentarão.

Isso vale para as mais variadas situações da vida e seus diferentes mercados: namoro, amigos, parentes, trabalho, etc.

Aqui, vamos tratar especificamente do marketing pessoal no mercado de trabalho.

Antes de qualquer coisa, você tem que ter algo para vender, ou seja, você tem que ter uma bagagem de conhecimento ou competência sobre determinado assunto. Não adianta fazer marketing sobre algo que na verdade não existe. Você, primeiramente, tem que possuir o conteúdo a ser exibido, caso contrário, seu marketing pessoal será só de aparência e sua carreira profissional não crescerá.
Assim, capacite-se para fazer bem feito o que você pretende fazer, ou seja, aquilo que você vai vender.

Uma mão masculina sendo estendida para cumprimento

A primeira coisa para fazer bem seu marketing pessoal é ter capacidade de comunicação, seja de forma visual, verbal ou escrita.
Hoje em dia a comunicação visual é cada vez mais forte e, por isso, você tem que tratar da sua aparência: cabelos, barba (para os homens), dentes, unhas, pele e postura devem refletir uma pessoa saudável. As roupas variam conforme o tipo de serviço e devem ser usadas com bom senso, mas, necessariamente, devem estar sempre limpas e alinhadas.
Você deve falar e escrever, no mínimo, de forma razoável. Se você tem deficiências nessas áreas, procure aprender. Para quem tem computador, existem vários cursos online de português e de como falar em público.

Ser ético, honesto e maduro são qualidades cada vez mais valorizadas em uma empresa, pois ela sabe que quando um profissional é contratado, vem com ele uma série de valores que vão influenciar o andamento do trabalho e a imagem da empresa.
Assim, seja íntegro, mantenha a coerência nas suas opiniões e procure mediar os conflitos do dia-a-dia de trabalho. Não tente prejudicar ninguém, não fique julgando as pessoas e, acima de tudo, jamais fale mal dos seus colegas de serviço. Se for para falar, fale bem e elogie sempre que alguém fizer algo de bom. Assim você estará criando empatia com os seus colegas.

Ter disposição para o trabalho, ser motivador e saber trabalhar em equipe são fortes ferramentas para seu marketing pessoal. Quem toma a iniciativa, escuta, incentiva as pessoas, e assimila bem as críticas, acaba assumindo um papel de liderança e se torna um formador de opinião. Ajudar as pessoas também pode ser uma forma de demonstrar suas habilidades técnicas e pessoais.

Expor opiniões para sugerir pequenas mudanças ou para solucionar problemas técnicos é uma maneira de se promover.
Não fale de si mesmo para se autopromover, pois cria antipatia e acaba gerando propaganda negativa.
Quem tem que falar de você e do seu trabalho são as outras pessoas.
Você pode, sim, falar das dificuldades que teve ou soluções que encontrou para fazer determinado trabalho. Por consequência, acaba expondo suas habilidades pessoais e profissionais, sem elogiar a si mesmo. 

Ser flexível em relação às mudanças pode ser a diferença entre quererem você por perto ou não. A competitividade e o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas fazem com que os conceitos sejam reformulados a cada momento e, por consequência, as empresas estejam constantemente se transformando para permanecerem vivas. Cada vez mais, um ambiente estático passa a ser coisa do passado. Se você não é flexível às mudanças, por causa das suas preferências pessoais ou por outras questões (aversão a mudanças ou a situações específicas), trate de repensar suas posturas. Não seja reativo sem antes tentar entender os motivos pelos quais as mudanças estão sendo propostas e os benefícios que elas trarão para a empresa.

Isso não quer dizer que você deva aceitar tudo que é proposto. Se você acha que o que está sendo alterado não vai trazer benefício para a empresa, expresse sua opinião e proponha alternativas. Nesse caso, você não será visto como uma pessoa inflexível, mas como alguém interessado e com idéias.

Às vezes, aceitar tudo que é proposto pode fazer com que você seja visto como alguém sem coragem de expressar suas opiniões, ou até mesmo como puxa-saco, principalmente se você está sendo prejudicado com uma determinada mudança. Procure esclarecer os detalhes e mostrar a sua situação antes de aceitá-la. Caso contrário, se você não falar nada, vai parecer que você está com medo de perder o emprego. Seja flexível, mas corajoso.

Ter a confiança profissional e pessoal dos seus colegas (subordinados e chefias) e seus clientes é uma das indicações mais evidentes de que você é competente e que seu marketing pessoal está funcionando.
A partir disso, você será ouvido e suas opiniões respeitadas. Mas não se apresse, pois é preciso tempo para que as pessoas conheçam você e seu trabalho.

Lembre-se que não é com palavras que você se fará conhecer, mas com trabalho e atitudes.

Cursos indicados:

Artigo indicado:

Você viu nesse artigo como destacar-se no emprego por meio do marketing pessoal, tendo atitudes atraentes e fazendo sua carreira profissional crescer.

Se você gostou dessas informações, cadastre seu e-mail e receba as novas publicações do Emprego & Negócio.

Preencha seu e-mail:

Para concluir seu cadastramento, faça a confirmação no e-mail que será enviado a você.

Conheça a política de privacidade do assinante

Compartilhe com seus amigos

Clique aqui e selecione cursos online para seu desenvolvimento pessoal e profissional

Clique Abaixo e Conheça os Cursos Online mais Procurados

Curso de Departamento Pessoal
Curso de Marketing Pessoal
Curso de Escrita e Redação
Curso de Word e Excel
Curso de Chefia e Liderança
Curso de Administração Contábil e Financeira
Curso Aprenda a Falar em Público
Curso de Propaganda e Marketing
Curso de Webmaster
Curso de Telemarketing


Artigos relacionados

4 comentários para Como fazer marketing pessoal


Comentários encerrados.

  1. sulamita

    Dicas maravilhosas, vou começar a fazer e por em prática imediatamente o meu marketing pessoal.Obrigada!

  2. lilian

    muti legal …as informações continas nos posts do siet concerteza irão me ajudar valeu

  3. [...] Por Emprego e Negócio Ver matéria completa [...]

  4. Como fazer marketing pessoal @ Emprego & Negócio…

    Veja como destacar-se no emprego por meio do marketing pessoal. Tenha atitudes atraentes para o mercado de trabalho fazendo com que sua carreira cresça….