Como solicitar a Carteira de Trabalho (CTPS)

Saiba como solicitar a Carteira de Trabalho (CTPS). Locais de atendimento, documentação e agendamento para emissão da CTPS, conforme cada localidade.

Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.

A CTPS é usada para obtenção da aposentadoria e dos demais benefícios da Previdência Social, tais como direito ao Seguro Desemprego, saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), auxílio-maternidade e outros.

Carteira de Trabalho Digital

O Ministério do Trabalho lançou a Carteira de Trabalho Digital, emitida por meio de um sistema informatizado integrado a bancos de dados do Governo Federal.

Com a Carteira de Trabalho Digital é possível detectar fraudes em relação à inclusão de informações falsas na carteira e solicitações irregulares de benefícios trabalhistas.

Com o sistema informatizado e integrado ao Governo Federal é possível complementar as informações trabalhistas, como endereço, CPF, Título de Eleitor, PIS, fotografia, impressão digital, assinatura digital, etc.

Vantagens da Carteira Digital para o Trabalhador

A principal vantagem é o tempo para a retirada da carteira, que passa a ser de 20 minutos. Antes da Carteira de Trabalho Digital, o tempo de espera para a retirada podia chegar a 30 dias.

Outra vantagem é que não é mais necessária a foto 3 x 4 exigida anteriormente.

Documentos necessários para emissão da CTPS Digital

1ª via

  • Documento oficial de identificação civil que contenha nome do interessado; data, município e estado de nascimento; filiação; nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência com CEP;
  • Comprovação obrigatória do estado civil por meio de Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado). Com averbação, se for o caso (se separado, divorciado ou viúvo).

2ª via

  • Documento oficial de identificação civil que contenha nome do interessado; data, município e estado de nascimento; filiação; nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência com CEP;
  • Comprovação obrigatória do estado civil por meio de Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado). Com averbação, se for o caso (se separado, divorciado ou viúvo).
  • Documento que comprove o número da CTPS anterior, que pode ser obtido por meio de um dos seguintes documentos:
    • cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CNPJ da empresa;
    • extrato do PIS/PASEP ou FGTS;
    • requerimento do seguro desemprego;
    • termo de rescisão do contrato de trabalho homologado.
  • Boletim de ocorrência (nos casos de 2ª via por furto, roubo, perda ou extravio);
  • CTPS inutilizada/danificada (nos casos de 2ª via por inutilização);

Quando não houver sistema operacional para emitir a CTPS Digital, será necessária uma foto 3X4, com fundo branco, com ou sem data, colorida e recente, que identifique plenamente o solicitante.

Onde solicitar a Carteira de Trabalho

  • Postos de atendimento do Ministério do Trabalho;
  • Centrais de atendimento ao cidadão: Poupa Tempo, Tudo Fácil, etc;
  • SINES.

Necessidade de agendamento para a emissão da Carteira de Trabalho

O agendamento para a emissão da Carteira de Trabalho pode ser feito pelo link abaixo, selecionando o município. Como o agendamento não é necessário em todos os lugares, caso o município não seja listado, significa que não é necessário agendar.

CLIQUE AQUI para agendar a emissão da Carteira de Trabalho.

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Direito ao Seguro Desemprego

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