Contas inativas do FGTS podem não aparecer no site da Caixa

Saiba quais problemas estão fazendo com que determinadas contas inativas do FGTS não apareçam na relação das contas inativas a serem pagas pela Caixa.

Problemas FGTS inativoPara facilitar o saque das contas inativas do FGTS, a Caixa criou canais exclusivos de consulta, onde consta a relação das contas do FGTS com saldo, que se tornaram inativas até 31/12/2015 e que estão disponíveis para saque, conforme a MP 763/16.

Nesses canais estão relacionadas somente as contas disponíveis para saque e é com base nessa relação que a Caixa efetuará os pagamentos do FGTS.

Os canais exclusivos criados pela Caixa são: o site exclusivo da Caixa, o telefone 0800 726 2017 e o internet banking.

No entanto, alguns problemas estão fazendo com que determinadas contas inativas, que deveriam estar disponíveis para saque, não estejam aparecendo nesses canais exclusivos.

Veja os principais problemas que estão ocorrendo, e quais as ações que podem ser tomadas pelo trabalhador:

1) Problemas cadastrais – Erros no CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, etc.

Esses tipos de problemas podem impedir que a consulta seja feita ou que apareçam determinadas contas inativas.

O trabalhador deve dirigir-se a uma agência da Caixa, portando documento de identificação, CPF e carteira de trabalho, para que sejam efetuadas as atualizações cadastrais.

2) Dois ou mais números de PIS

Existem trabalhadores que têm mais do que um número de PIS e as contas inativas do FGTS podem estar distribuídas nesses números de PIS.

O trabalhador deve fazer a consulta em todos números de PIS.

3) Contas inativas que aparecem como ativas

Como nos canais exclusivos constam apenas as contas com situação inativa até 31/12/2015, se uma empresa não lançou no sistema que o trabalhador deixou o emprego, a conta vinculada a esse emprego continua como ativa e não aparece para saque.

O trabalhador deve dirigir-se a uma agência da Caixa, portando documento de identificação, carteira de trabalho e o termo de rescisão do contrato de trabalho, para que seja efetuada a atualização da situação da conta.

Para saber se existe alguma conta inativa não relacionada para saque nos canais exclusivos, o trabalhador pode consultar, na própria Caixa, a relação de todas as contas do FGTS, independente da situação, ativa ou inativa.

Com isso, o trabalhador poderá identificar se existem contas com situação ativa em empregos que ele não esteja mais trabalhando.

Veja a relação de todas as contas do Fundo de Garantia (FGTS)

Primeiro, se ainda não tiver uma senha, com o número do NIS (PIS/PASEP), CADASTRE UMA SENHA NA CAIXA.
Depois, no mesmo link da Caixa, com o número do NIS (PIS/PASEP) e a senha cadastrada, OBTENHA A RELAÇÃO DE TODAS AS CONTAS DO FGTS.

4) FGTS não depositado

Nos casos em que a empresa não tenha depositado o FGTS relativo ao período trabalhado, o trabalhador deve procurar a Superintendência Regional de Trabalho para fazer a denúncia ou o sindicato da categoria profissional, caso não exista uma representação do Ministério do Trabalho na cidade.

O trabalhador também pode procurar a empresa para solicitar que o depósito seja feito ou, não obtendo resultado, entrar com uma ação trabalhista.

Para saber se existe alguma conta sem depósitos do FGTS, o trabalhador pode consultar, na própria Caixa, a relação de todas as contas do FGTS, independente da situação, ativa ou inativa, conforme indicado no item 3 acima.

Datas onde o trabalhador pode procurar a Caixa para tirar dúvidas ou atualizar seus dados

A Caixa vai abrir em mais 4 sábados, conforme datas abaixo, das 9h às 15h, para que o trabalhador possa resolver seus problemas e liberar as contas inativas do FGTS para saque:

  • 11 de março
  • 13 de maio
  • 17 de junho
  • 15 de julho

Nesse artigo você soube quais problemas estão fazendo com que determinadas contas inativas do FGTS não apareçam na relação das contas inativas a serem pagas pela Caixa.

Modelos de Currículo

Para obter modelos de currículo, acesse Curriculum vitae. Baixe (download) curriculum vitae grátis.

Para obter modelos de currículo para preencher e preenchido e ainda dicas de como enviar o currículo por e-mail, acesse Modelo de currículo. Dicas para enviar o currículo por e-mail.

Para fazer cursos online, ganhar E-books de brinde e colocar seu currículo em um banco de currículos, acesse Mantenha seu currículo atualizado por meio de cursos online.

Vagas de Emprego

Para obter vagas de emprego CLT e PJ da sua cidade, acesse Vagas de emprego CLT e PJ.

Se você gostou dessas informações, cadastre seu e-mail e receba as novas publicações do Emprego & Negócio.

Preencha seu e-mail:

Para concluir seu cadastramento, faça a confirmação no e-mail que será enviado a você.

Conheça a política de privacidade do assinante

Compartilhe com seus amigos


Artigos relacionados