Dicas para criar um blog para o seu negócio | Emprego & Negócio

Dicas para criar um blog para o seu negócio

Como criar um blog para o seu negócio, organizando as informações de maneira que seu produto seja facilmente encontrado pelo seu cliente.

Hoje em dia, não há motivos para deixar seu negócio fora da Internet. Custo e falta de conhecimentos em informática não são mais empecilhos, pois você pode criar um blog grátis, mesmo sem conhecer programação.

Aliás, ter seu negócio na Web pode ser determinante para o seu sucesso, não como um diferencial, pois quase todos estão na rede, mas para se manter competitivo com os seus concorrentes.

Mas, como organizar um blog atraente para seus clientes?

Cabo de rede sendo plugado em um roteadorQuando você criou seu blog grátis, deve ter acessado o artigo Primeiros passos para criar um blog ou site na Internet, obtendo ajuda para a escolha do nome.

Também deve ter lido o artigo Dicas básicas na criação de um blog ou site, com informações sobre cores, tamanho dos textos e navegabilidade.

Agora, você vai aprender a organizar as informações no seu blog, para que seu produto ou serviço fique claramente exposto. Assim, seu cliente vai encontrar facilmente o que procura.

O próprio tema que você escolheu no momento da criação do blog já dá um formato de organização, mas, independentemente do tema, em linhas gerais, você pode organizar suas informações da seguinte forma:

  • Divisão do produto ou serviço em categorias e, se necessário, em subcategorias:
    Se você vende móveis, por exemplo, pode criar as categorias cozinhas, quartos e salas. Dentro de salas, pode criar as subcategorias sofás, mesas e estantes.
    Veja o exemplo do Emprego & Negócio: Como são tratados três assuntos distintos, foram criadas as categorias Emprego, Internet e Negócio. Por enquanto não houve necessidade de criar subcategorias.

    É muito importante o uso de categorias, pois organiza os seus produtos e facilita a procura pelo cliente.

  • Postagens(artigos) sobre as categorias: Dentro de cada categoria, você deve criar um artigo explicando, em no máximo duas linhas, o que o visitante vai encontrar. Deve relacionar cada produto, com foto, descrição, preço, prazo de entrega e tudo que for importante para ajudar seu cliente a tomar uma decisão.
  • Página inicial: É a pagina que o cliente vê quando entra no seu blog. Pode conter uma foto da empresa, localização geográfica, indicação das categorias ou alguma promoção em andamento. O cliente tem que ter rapidamente a idéia de onde está e o que vai encontrar.
  • Página de Contato: É onde o cliente pode entrar em contato para tirar dúvidas e fazer sugestões. Tenha como item obrigatório, além do nome, o e-mail. Você cria uma lista que pode utilizar para oferecer produtos ou promoções futuras.
  • Página sobre a sua empresa: Um pequeno histórico sobre a empresa, com data da fundação e tipo de produtos ou serviços que oferece.
  • Forma de pagamento: Você deve oferecer várias formas de pagamento, como cartão de crédito, boleto bancário, etc. O PagSeguro é uma forma muito utilizada, pois é a maneira mais rápida, fácil e segura de implantar ferramentas de e-commerce em seu site e não tem custo para se cadastrar. O seu cliente fica tranquilo de receber a mercadoria e você de receber o seu dinheiro.

    Clique abaixo e veja como:

Pesquise nos sites que vendem o mesmo serviço ou produto que o seu para ter idéias de implementação no seu blog.

Você pode criar um blog e aperfeiçoá-lo com o tempo e a experiência. O importante é colocar logo seu negócio na internet.

Nesse artigo você viu como criar um blog para o seu negócio, organizando as informações de maneira que seu produto seja facilmente encontrado pelo seu cliente.

Se você gostou dessas informações, cadastre seu e-mail e receba as novas publicações do Emprego & Negócio.

Preencha seu e-mail:

Para concluir seu cadastramento, faça a confirmação no e-mail que será enviado a você.

Conheça a política de privacidade do assinante

Compartilhe com seus amigos


Artigos relacionados