Empréstimo consignado com o FGTS como garantia

Veja as regras para obter um empréstimo consignado dando o FGTS como garantia. Valor do empréstimo, juros e as desvantagens desse tipo de empréstimo.

Empréstimo consignado dando o FGTS como garantiaA utilização do FGTS como garantia para empréstimo consignado já está prevista na LEI Nº 13.313, DE 14 DE JULHO DE 2016, mas estava aguardando a regulamentação da Caixa para iniciar as operações.

Com as regras anunciadas pelo governo no início de abril de 2017, o trabalhador terá acesso a uma linha de crédito com juros menores que o praticado pelo mercado, já que o valor será descontado na folha de pagamento e terá o FGTS como garantia, caso seja demitido.

Regras para obtenção do empréstimo consignado com garantia do FGTS

  • O trabalhador tem que estar empregado;

  • O empréstimo consignado poderá ser pago em até 48 meses, com as parcelas descontadas diretamente na folha de pagamento e juros limitados a 3,5% ao mês;

  • O valor do empréstimo dependerá do valor da garantia;

  • O valor a ser dado em garantia para o empréstimo é limitado a 10% do saldo da conta vinculada do FGTS mais 100% do valor da multa rescisória paga pelo empregador, em caso de despedida sem justa causa ou de despedida por culpa recíproca ou força maior.

No momento da despedida, a Caixa reterá o montante necessário da garantia para a liquidação do restante da dívida do empréstimo.

Caso o trabalhador seja demitido por justa causa ou peça demissão, a garantia não pode ser acionada, ou seja, os recursos do Fundo de Garantia não podem ser utilizados para o pagamento do restante da dívida do empréstimo consignado.

A partir de quando o trabalhador poderá solicitar o empréstimo consignado

Com a regulamentação, ainda faltam as empresas firmarem convênios com os bancos para que seus trabalhadores tenham acesso a essa linha de crédito. Assim, ainda não tem data para o início das operações.

Desvantagens do empréstimo consignado com garantia do FGTS

Embora a taxa de juros seja baixa, ainda é uma taxa muito alta, levando-se em conta o baixo risco dos bancos, já que o desconto das parcelas é em folha de pagamento e tem o FGTS como garantia.

Para se ter uma ideia, a taxa anual dos empréstimos consignados cobrada dos aposentados e pensionistas do INSS é de 28% ao ano. A dos servidores públicos, 31%, enquanto que a dos empréstimos consignados com garantia do FGTS ficará em torno de 51% ao ano.

O trabalhador deve pensar bem antes de optar por essa modalidade de empréstimo, até porque existem outras modalidades de empréstimos com juros menores:

Os empréstimos com desconto em folha dos trabalhadores do setor privado fechou fevereiro com juro anual de 43,8%;

Empréstimos como antecipação do 13º salário ou restituição do Imposto de Renda possuem taxas a partir de 2% ao mês.

Além disso, com a utilização do FGTS, o trabalhador estará comprometendo uma renda futura, que ele não poderá contar, caso seja demitido.

Nesse artigo você viu as regras para obter um empréstimo consignado dando o FGTS como garantia. Valor do empréstimo, juros e as desvantagens desse tipo de empréstimo.

Valor do Seguro Desemprego

Para saber o valor do seguro desemprego 2018, acesse Seguro desemprego 2018 com valor das parcelas.

Modelos de Currículo

Para obter modelos de currículo, acesse Curriculum vitae. Baixe (download) curriculum vitae grátis.

Para obter modelos de currículo para preencher e preenchido e ainda dicas de como enviar o currículo por e-mail, acesse Modelo de currículo. Dicas para enviar o currículo por e-mail.

Para fazer cursos online, ganhar E-books de brinde e colocar seu currículo em um banco de currículos, acesse Mantenha seu currículo atualizado por meio de cursos online.

Vagas de Emprego

Para obter vagas de emprego CLT e PJ da sua cidade, acesse Vagas de emprego CLT e PJ.

Se você gostou dessas informações, cadastre seu e-mail e receba as novas publicações do Emprego & Negócio.

Preencha seu e-mail:

Para concluir seu cadastramento, faça a confirmação no e-mail que será enviado a você.

Conheça a política de privacidade do assinante

Compartilhe com seus amigos


Artigos relacionados