Entrevista de Emprego feita por grupo de funcionários

Conheça as particularidades dessa novidade nos processos de seleção, onde o candidato passa por uma entrevista de emprego com um grupo de funcionários da companhia.

entrevista de emprego em gruposA nova moda nos processos seletivos tem por finalidade avaliar a adequação da pessoa à equipe e à empresa.

O grupo entrevistador pode ser formado pelo futuro chefe, gestores de diferentes áreas, integrantes do RH e futuros colegas de trabalho.

A entrevista é feita de maneira informal e é conduzida para uma discussão sobre atitude, onde vale mais o profissional ser sincero do que decorar respostas “certas”.

Para ter um bom desempenho nesse tipo de avaliação, é importante o candidato repassar o histórico profissional antes da entrevista. Isso ajuda a falar com mais segurança sobre a sua experiência, causando efeito positivo no grupo.

Outra questão, sempre importante em entrevistas de emprego, é reunir o máximo de informações sobre a empresa.

Nada deve ser inventado ou aumentado, pois é difícil uma mentira ser sustentada, principalmente, quando se está sendo observado e questionado por muitas pessoas.

O candidato deve agir como se estivesse apresentando um projeto em uma reunião, sendo objetivo e direto na exposição das idéias. As respostas às perguntas devem ser dirigidas a quem perguntou, mas sem esquecer que há outras pessoas na sala.

Uma das vantagens desse tipo de entrevista é aumentar a possibilidade da empresa escolher a pessoa mais alinhada com os valores da companhia, o que é bom também para o candidato, pois diminui a possibilidade desse se sentir deslocado se for contratado.

Outro ganho da entrevista de emprego coletiva é que os candidatos aprovados e não escolhidos ficam conhecidos, aumentando a probabilidade de serem lembrados para futuras vagas.

Organizações como a cervejaria Ambev, a distribuidora de gás Supergasbras, a operadora de telefonia TIM e a distribuidora de combustíveis Shell adotam esse processo.

Nesse artigo você conheceu as particularidades do processo de seleção, onde o candidato passa por uma entrevista de emprego com um grupo de funcionários da companhia.

Leia os artigos da série Entrevista de emprego:

Entrevista de emprego – Como se preparar.
Entrevista de emprego – Perguntas e respostas.
Entrevista de emprego – Como se vestir.

Se você gostou dessas informações, cadastre seu e-mail e receba as novas publicações do Emprego & Negócio.

Preencha seu e-mail:

Para concluir seu cadastramento, faça a confirmação no e-mail que será enviado a você.

Conheça a política de privacidade do assinante

Compartilhe com seus amigos


Artigos relacionados

Um comentário para Entrevista de Emprego feita por grupo de funcionários


Comentários encerrados.

  1. luiz firmino disse:

    ótimo muito bom compartilhar