O que é ser um empreendedor

Para ser um empreendedor e montar um negócio próprio é preciso ter capacitação empreendedora, e essa capacitação pode ser adquirida.

Basicamente, um empreendedor é aquele que identifica uma oportunidade de negócio e transforma essa oportunidade em realidade.

Homem de terno ao telefone em frente a um monitorUma oportunidade de negócio surge quando você identifica um produto ou serviço, que pode ser novo ou não, que vai ter aceitação em um determinado mercado.

Assim, a identificação de algo que pode ser oferecido e do cliente que vai se interessar em adquiri-lo, constitui uma oportunidade de negócio.  

As oportunidades de negócio são obtidas, geralmente, por pessoas criativas e bem informadas, que têm conhecimento de mercado e que, normalmente, têm uma boa rede de relacionamentos.

Mas, somente identificar a oportunidade de negócio não basta para ser um empreendedor. Você precisa transformar essa oportunidade em algo real, materializar essa oportunidade, ou seja, você tem que inovar.

Criatividade = pensar coisas novas.
Inovação    = fazer coisas novas.

Um exemplo para ilustrar:

  • Você vê uma série de praias que estão cada vez mais lotadas, e bem perto existe uma outra praia, muito bonita, quase completamente deserta;
  • Você identifica que as pessoas que frequentam essas praias costumam beber e comer na beira da praia, gostam de esportes e costumam ouvir música;
  • Então você pensa: se eu montasse um quiosque na praia deserta, com uma boa estrutura para vender comida e bebida, colocasse goleiras de futebol, redes de vôlei, música, guarda-sóis, certamente essas pessoas se deslocariam dessas praias lotadas para a praia deserta;
  • Pois bem, você acabou de identificar uma oportunidade de negócio, pensou em algo que ninguém havia pensado, ou se tinha pensado não faz a menor diferença, pois a idéia não foi materializada;
  • Agora, você tem que empreender essa idéia,  montanto o quiosque que ninguém até agora montou. Isso é inovação; 
  • Em primeiro lugar você tem que estar disposto a correr o risco de ninguém aparecer e perder todo o dinheiro investido;
  • Depois, tem que saber dos trâmites para obter a licença para abrir o negócio, tem que saber lidar com dinheiro, saber negociar com os seus fornecedores, saber vender, saber lidar com pessoas: seus empregados, seus clientes e ter um plano de negócio.

Como pode ser visto no exemplo, para empreender uma idéia é preciso ter mais que a idéia, é preciso ter informação e conhecimento, isto é, possuir capacitação empreendedora.

Muitas pessoas criativas abrem seus negócios e não dão certo porque elas não possuem essa capacitação empreendedora.

Assim, aqui vão duas sugestões:

  • Não comece um negócio se não identificar uma oportunidade de negócio. Abrir uma empresa, simplesmente, porque não quer mais ter patrão, ou está desempregado, ou tem algum dinheiro de uma indenização, é muito perigoso;
  • Não comece um negócio sem ter um plano de negócios, que é onde você planeja a sua empresa.

E lembre-se: você não nasce empreendedor, você se torna um.

Você viu nesse artigo que para ser um empreendedor e montar um negócio próprio é preciso ter capacitação empreendedora, e essa capacitação pode ser adquirida.

Se você gostou dessas informações, cadastre seu e-mail e receba as novas publicações do Emprego & Negócio.

Preencha seu e-mail:

Para concluir seu cadastramento, faça a confirmação no e-mail que será enviado a você.

Conheça a política de privacidade do assinante

Compartilhe com seus amigos

Clique aqui e selecione cursos online para seu desenvolvimento pessoal e profissional

Clique Abaixo e Conheça os Cursos Online mais Procurados

Curso de Departamento Pessoal
Curso de Marketing Pessoal
Curso de Escrita e Redação
Curso de Word e Excel
Curso de Chefia e Liderança
Curso de Administração Contábil e Financeira
Curso Aprenda a Falar em Público
Curso de Propaganda e Marketing
Curso de Webmaster
Curso de Telemarketing


Artigos relacionados

3 comentários para O que é ser um empreendedor


Comentários encerrados.

  1. Adenildes G dos Santos

    Sou uma nova empreededora estou comesando com muitas ideias,planos,forsa mas…temerosa ,preciso conheser um pouco mais.adorei esse site NEGOCIO sinto que ele vou apreder tudo que preciso sb agregar valores,fluxo cixa,como ser uma grande empreededora gostaria que me eviace essas dicas com mais detalhes Obrigada.

  2. lilian

    tenho muitas ideias …minhaca beça ferve…um negocio que no meu bairro ainda não existe mas que pode dar certo…outro que já existe e que dá dinheiro isso eu sei…a mim falta parceria só isso pois tenho i´deias (riscos e beneficios)mas me falta o capital…ai..sem capital…

  3. [...] Por Emprego e Negócio Ver matéria completa [...]