Prazo para sacar a parcela depositada do seguro desemprego

Veja qual o prazo para sacar a parcela depositada do seguro desemprego e o que fazer se a parcela depositada é devolvida por vencimento do lote na Caixa.

POSTAGEM ATUALIZADA com as regras do Seguro Desemprego, válidas a partir de 17/06/2015 – Lei 13.134/15

Prazo para sacar a parcela depositada do seguro desemprego

Prazo para sacar parcela do seguro desemprego

Conforme a CODEFAT Nº 98, os documentos de pagamento do seguro desemprego serão processados e emitidos em lotes semanais, pelo Ministério do Trabalho, permanecendo disponíveis para pagamento aos beneficiários, na instituição financeira pagadora, por 67(sessenta e sete) dias, a contar da data de sua emissão, após o que deverão ser recolhidos ao Ministério.

Isso quer dizer que o trabalhador tem um prazo de 67 dias, a contar da data da emissão da parcela, para sacar a parcela depositada do seguro desemprego. Caso o saque não seja efetuado nesse prazo de 67 dias, a instituição financeira pagadora, no caso a Caixa, devolverá o lote com a parcela para o MTE.

O título dessa devolução é Vencimento do lote na Caixa.

O trabalhador deve ficar atento, pois a data da emissão da parcela, que é citada na CODEFAT Nº 98, certamente, é anterior à data marcada para o seu recebimento.

Assim, na prática, o prazo para recebimento das parcelas é um pouco menor do que 67 dias, se contado a partir da data marcada para recebimento.

O que fazer se a parcela é devolvida para o Ministério por vencimento de lote

Se a parcela do seguro desemprego é devolvida ao Ministério por vencimento de lote, o trabalhador deve dirigir-se ao MTE, com a CTPS, e solicitar a reemissão da parcela.

Com isso, a parcela será reenviada à Caixa em um próximo lote e ficará disponível para saque novamente.

A reemissão só poderá ser solicitada no período máximo de dois anos, a contar da data da dispensa.

Você viu nessa postagem qual o prazo para sacar a parcela depositada do seguro desemprego e o que fazer se a parcela depositada for devolvida por vencimento do lote na Caixa.

Direito ao Seguro Desemprego

Veja se você tem direito ao seguro desemprego. Saiba onde requerer o benefício e quais os documentos necessários, lendo o artigo Direito ao seguro desemprego – Locais e documentos.

Dicas para o Seguro Desemprego

Conheça algumas dicas para não perder o direito ao seguro desemprego, lendo Dicas para não perder o direito ao seguro desemprego.

Modelos de Currículo

Para obter modelos de currículo, acesse Curriculum vitae. Baixe (download) curriculum vitae grátis.

Para obter modelos de currículo para preencher e preenchido e ainda dicas de como enviar o currículo por e-mail, acesse Modelo de currículo. Dicas para enviar o currículo por e-mail.

Para fazer cursos online, ganhar E-books de brinde e colocar seu currículo em um banco de currículos, acesse Mantenha seu currículo atualizado por meio de cursos online.

Vagas de Emprego

Para obter vagas de emprego CLT e PJ da sua cidade, acesse Vagas de emprego CLT e PJ.

Parcelas do Seguro Desemprego

Saiba identificar se a parcela depositada do seguro desemprego pode ser sacada, lendo o artigo Como saber se a parcela do seguro desemprego pode ser sacada.

Se você gostou dessas informações, cadastre seu e-mail e receba as novas publicações do Emprego & Negócio.

Preencha seu e-mail:

Para concluir seu cadastramento, faça a confirmação no e-mail que será enviado a você.

Conheça a política de privacidade do assinante

Compartilhe com seus amigos


Artigos relacionados