Seguro desemprego. Contagens dos meses trabalhados e salários

Saiba como são feitas as contagens dos meses trabalhados e dos salários recebidos. O direito a receber o seguro desemprego depende dessas contagens.

POSTAGEM ATUALIZADA com as regras do Seguro Desemprego, válidas a partir de 17/06/2015 – Lei 13.134/15

Seguro desemprego. Meses e salários

Seguro desemprego e os meses trabalhados

Um dos requisitos para receber o seguro desemprego é ter trabalhado uma determinada quantidade de meses nos últimos 36 meses, em uma ou mais empresas.

Os meses trabalhados não precisam ser contínuos e podem ser somados os meses de várias empresas, inclusive o mês do aviso prévio, trabalhado ou indenizado.

Contagem dos meses trabalhados

Na contagem dos meses trabalhados, cada mês do calendário deve ser verificado individualmente.
Para que um determinado mês seja considerado, o empregado tem que ter trabalhado, pelo menos, 15 dias naquele mês.

Vejamos dois exemplos:

1) Alguém que trabalhou, por exemplo, de 21 de abril até 10 de outubro (já considerando o aviso prévio, trabalhado ou indenizado), tem somente 5 meses trabalhados: maio, junho, julho, agosto e setembro.

Abril e outubro não entram na contagem, pois em cada um desses meses foram trabalhados menos do que 15 dias.

Assim, mesmo tendo sido trabalhados 5 meses e 20 dias (na contagem em dias), contam apenas 5 meses trabalhados para efeito do seguro desemprego.

Observação: Nesse exemplo, caso a solicitação do seguro desemprego seja pela terceira vez ou mais, o trabalhador tem que ter trabalhado em um emprego anterior, pelos menos mais 15 dias em um determinado mês, nos últimos 36 meses, para preencher o requisito de meses trabalhados.

2) Alguém que trabalhou, por exemplo, de 16 de abril até 15 de setembro (já considerando o aviso prévio, trabalhado ou indenizado), tem 6 meses trabalhados: abril, maio, junho, julho, agosto e setembro.

Todos os meses trabalhados entram na contagem, pois em cada um desses meses foram trabalhados 15 dias ou mais.

Nesse caso, mesmo tendo sido trabalhados apenas 5 meses (na contagem em dias), contam 6 meses trabalhados para efeito do seguro desemprego.

Seguro desemprego e os salários recebidos

Outro requisito para receber o seguro desemprego é ter recebido uma determinada quantidade de salários, em um período imediato à data da dispensa, em uma ou mais empresas.

No caso da primeira e segunda solicitações, os salários recebidos não precisam ser contínuos, mas a partir da terceira solicitação devem ser. Em qualquer solicitação podem ser somados os salários de várias empresas, inclusive o salário do aviso prévio, trabalhado ou indenizado.

Contagem dos salários recebidos

Para que um salário de um determinado mês seja considerado, o empregado tem que ter trabalhado, pelos menos, 1 dia naquele mês.

Vejamos três exemplos:

1) Alguém que trabalhou, por exemplo, de 31 de maio até 01 de outubro (já considerando o aviso prévio, trabalhado ou indenizado), tem 6 salários consecutivos: maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro.

Maio e outubro entram na contagem dos salários, pois em cada um desses meses foi trabalhado, pelo menos, 1 dia.

Assim, mesmo tendo sido trabalhados apenas 4 meses e 2 dias (na contagem em dias), contam 6 salários para efeito do seguro desemprego.

2) Alguém que trabalhou, por exemplo, de 31 de maio até 01 de julho em uma empresa e de 31 de agosto até 01 de outubro em outra empresa (já considerando o aviso prévio, trabalhado ou indenizado), tem 6 salários consecutivos: maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro.

Maio, julho, agosto e outubro entram na contagem dos salários, pois em cada um desses meses foi trabalhado, pelo menos, 1 dia.

Assim, mesmo tendo sido trabalhados apenas 2 meses e 4 dias (na contagem em dias), contam 6 salários para efeito do seguro desemprego.

3) Alguém que trabalhou, por exemplo, de 01 de dezembro até 31 de julho em uma empresa e de 01 de setembro até 15 de dezembro em outra empresa (já considerando o aviso prévio, trabalhado ou indenizado), tem 12 salários nos últimos 16 meses, mas não tem 6 salários consecutivos imediatos à data da última demissão, por ter ficado o mês de agosto sem salário.

Observação: Nesse exemplo, caso a solicitação do seguro desemprego seja pela segunda vez, o requisito sobre salários é preenchido (12 salários), mas, caso a solicitação do seguro desemprego seja pela terceira vez ou mais, o requisito sobre salários não é preenchido, pois não há 6 salários consecutivos imediatos à data da última demissão.

Para ver a tabela com as quantidades de salários e meses trabalhados, necessárias para o trabalhador ter direito ao seguro desemprego a partir de 2015, conforme o número da solicitação do benefício, acesse Direito ao seguro desemprego a partir de 2015. Novas regras.

Nesse artigo você soube como são feitas as contagens dos meses trabalhados e dos salários recebidos, para efeito do seguro desemprego.

Direito ao Seguro Desemprego

Veja se você tem direito ao seguro desemprego. Saiba onde requerer o benefício e quais os documentos necessários, lendo o artigo Direito ao seguro desemprego – Locais e documentos.

Dicas para o Seguro Desemprego

Conheça algumas dicas para não perder o direito ao seguro desemprego, lendo Dicas para não perder o direito ao seguro desemprego.

Modelos de Currículo

Para obter modelos de currículo, acesse Curriculum vitae. Baixe (download) curriculum vitae grátis.

Para obter modelos de currículo para preencher e preenchido e ainda dicas de como enviar o currículo por e-mail, acesse Modelo de currículo. Dicas para enviar o currículo por e-mail.

Para fazer cursos online, ganhar E-books de brinde e colocar seu currículo em um banco de currículos, acesse Mantenha seu currículo atualizado por meio de cursos online.

Vagas de Emprego

Para obter vagas de emprego CLT e PJ da sua cidade, acesse Vagas de emprego CLT e PJ.

Direito ao Abono Salarial do PIS

Veja se você tem direito ao Abono Salarial do PIS 2017-2018 e conheça a tabela com as datas de pagamento, lendo o artigo PIS 2017-2018. Tabela com datas de pagamento do Abono Salarial.

Se você gostou dessas informações, cadastre seu e-mail e receba as novas publicações do Emprego & Negócio.

Preencha seu e-mail:

Para concluir seu cadastramento, faça a confirmação no e-mail que será enviado a você.

Conheça a política de privacidade do assinante

Compartilhe com seus amigos


Artigos relacionados

80 comentários para Seguro desemprego. Contagens dos meses trabalhados e salários


Comentários encerrados.

  1. ingrid disse:

    Minha carteira foi assinada 01/04 e dia 01 de setembro entrei de aviso prévio e vou ficar até dia 23 de setembro de aviso, tenho direito a auxílio 5 meses e 23 dias?

  2. Fernanda disse:

    Olá, tenho uma dúvida, estou no meu primeiro emprego registrado em carteira, entrei no dia 17/03/2014 e agora fui dispensada, cumpro o aviso até dia 10/10/2014. Nesse caso tenho direito ao seguro?

  3. adriane disse:

    boa tarde quero saber se tenho direito ao seguro desemprego.
    bom trabalhei 2 anos e meio em uma empresa fui demitida na data ( 08-04-2014 ) não dei entrada no seguro desemprego pois apos 2 meses no dia (02-06-2014 ) fui admitida em uma outra empresa, na qual já estou a 4 meses.
    pergunta, se eu sair ou for demitida tenho direito ao seguro?
    muito obrigado

    • Emprego & Negócio disse:

      Adriane,

      Você tem meses trabalhados suficientes para ter direito, mas não tem 6 salários consecutivos imediatos à data da dispensa (se essa for hoje), pois ficou maio de 2014 sem salário. Se for demitida no dia 03/10/2014 em diante, terá direito, pois terá salários em jun, jul, ago, set, out e nov (devido ao aviso prévio até 01/11/2014).

      Um abraço.

  4. Lucas disse:

    Boa tarde, entrei na empresa com um contrato temporário em 07/03/2014, mas fui registrado só no dia 01/04/2014, a partir do dia 15/09 eu tenho direito ao seguro desemprego?

  5. Kessia disse:

    Olá Boa Tarde! Gostaria de saber se tenho direito ao seguro desemprego na seguinte situação:Trabalhei em uma empresa de 02/04/2012 a 07/05/2014, onde fiquei de Licença Maternidade de 19/10/2013 a 18/02/2014, em seguida férias, até 17/03/2014, retornando ao trabalho em seguida. Solicitei meu pedido de demissão ( dispensa a pedido) e tive meu contrato rescindido em 07/05/2014 (data da rescisão na CTPS), sendo o aviso prévio indenizado; Em consulta ao meu CNIS em uma agência do INSS, observei que este empregador informou na competência de Maio, o valor de R$ 212,90 (Proporcional aos dias trabalhados).Comecei a trabalhar em outra empresa dia 04/06/2014 e fui demitida sem justa causa ontem, dia 09/09/2014; Tenho direito ao Seguro Desemprego? Caso positivo, seriam 5 parcelas?

    Desde já, agradeço pela informação;

  6. Fabiano Ribeiro disse:

    Olá, boa tarde! Me chamo Fabiano e trabalhei em uma empresa de 01/03/2012 a 05/05/2014, onde solicitei minha demissão (Dispensa a pedido) para poder ir trabalhar em outra empresa.Fui admitido na nova empresa dia 02/06/2014, porém, fui dispensado sem justa causa desta empresa dia 05/09/2014. Tenho direito ao beneficio? A dúvida surgiu por não ter trabalhado 6 meses consecutivos anteriores à data da minha demissão, visto que no mês de Maio só trabalhei até o dia 05, portanto, menos de 15 dias.

    Obrigado

    • Emprego & Negócio disse:

      Fabiano,

      Você precisa é de 6 salários consecutivos. Isso você tem.
      Os meses trabalhados não precisam ser consecutivos. Tem que ter 6 meses trabalhados nos últimos 36 meses.

      Um abraço.

  7. jonathan disse:

    boa tarde
    trabalhei 4 anos em uma empresa fui demitido já faz mais de 120 dias, porem não dei entrada no seguro desemprego, um pouco por falta de informação porque é o 1° seguro tambem por que logo que fui demitido em 5 dias já estava empregado porem apos 2 meses o salario não éra o combinado.
    há alguma possibilidade de dar entrada no seguro?
    ou quantos meses tenho que ficar na nova empresa?
    obrigado

    • Emprego & Negócio disse:

      Jonathan,

      Se você conseguiu emprego 5 dias depois da demissão, se for demitido desse emprego, pode solicitar o benefício.

      Um abraço.

      • jonathan disse:

        OBRIGADO PELA RESPOSTA, POREM ESTÁVA OLHANDO ÁS DATAS DE ENTRADA NA EMPRESA E A ADMISSÃO FOI APÓS 1 MES DA DATA DE DEMISSÃO.
        SERÁ QUE AINDA TENHO DIREITO AO SEGURO?
        DESDE JÁ OBRIGADO

        • Emprego & Negócio disse:

          Jonathan,

          Se foi demitido em um mês e conseguiu emprego no seguinte e ainda for demitido desse último emprego sem justa causa, terá direito.

          Um abraço.

  8. Natália dos santos leite disse:

    Oi boa tarde meu namorado foi demitido sem justa causa ele entrou no dia 1/5/2013 e saiu no dia 24/08/2014 e a empresa não deu decimo terceiro nem ferias ele recebia mil e duzentos qunto ele tem que receber me ajude grata dez de já

    • Emprego & Negócio disse:

      Natália,

      Não fazemos cálculos.
      Seu namorado deve procurar um advogado, devido ao não pagamento de seus direitos.

      Um abraço.

  9. claudia disse:

    ola trabalho numa empresa desde de 03 de abril,vou sair dia 20 de setembro,gostaria de saber si vou ter direito ao seguro desemprego.obrigada.

  10. Fernando disse:

    Tenho uma dúvida sobre o direito ao seguro desemprego. Trabalhei numa empresa A de 05 de março de 2013 até 28 de maio de 2014 daí pedi a conta para ir para uma segunda empresa B na qual tive o contrato rescindido por parte do empregador dentro do período de experiência ou seja fiquei na empresa B de 02 de junho de 2014 a 18 de agosto de 2014. Tenho eu nesse caso direito ao seguro desemprego ou não?

    • Emprego & Negócio disse:

      Fernando,

      Sim. Pelas datas informadas, tem direito. Esse último empregador deve lhe fornecer as guias do seguro desemprego.

      Um abraço.

  11. fabiano disse:

    ola boa noite eu me chamo Fabiano , eu trabalho em uma determinada empresa desde novembro de ano passado porem o meu empregador nao documentou isso em carteira , ele assinou minha carteira em 1 de marÇo,gostaria de saber se eu tenho direito ao seguro desemprego e como fazer para resolver essa situaÇao

    • Emprego & Negócio disse:

      Fabiano,

      Mesmo com a admissão somente em 1 de março, você já tem direito, se for demitido sem justa causa.

      Um abraço.

  12. Johnei disse:

    Olá trabalhei em uma empresa pelo período de um ano e um mês, pedi demissão, fiz um estágio de sete meses em outra empresa e agora estou com a carteira assinada há um ano novamente. Tudo isso dentro dos 36 meses. Consigo pegar 5 parcelas???

    Att, Johnei

  13. RAQUEL disse:

    Boa tarde,
    Gostaria de saber se tenho direito ao seguro desemprego. pois minha admissão foi dia 11/03/2014 e a data do aviso é 14/08/2014 a 14/09/2014.
    Tenho direito?
    Desde já agradeço sua resposta.
    Att, Raquel.

    • Emprego & Negócio disse:

      Raquel,

      Se você foi demitida sem justa causa e considerando o período trabalhado, tem direito.

      Um abraço.

  14. Anderson Marques disse:

    Bom estou com uma duvida… eu fiz um “esquento” na carteira constando como trabalhei dia 20 de agosto de 2011, a 20 de agosto de 2012…

    Agora eu entrei em uma empresa dia 5/3/2014.. e estou saindo 5/8/2014 o aviso vai ser indenizado…
    Gostaria de saber se nesse “esquento” eu vou prejudicar para receber o Seguro Desemprego..
    Obg

  15. jose disse:

    boa tarde eu peco uma ajuda em resposta entrei trabahei em contrato temporario 6 meses entri dia 17 de setembro ate dia 15 de marco de 2014 obs termino de contrato e em seguida fui efetivado pela mesma dia 17 de marco de 2014 e fui dispensado dia 01 de julho de 2014 pfvr responde tenho direito ao seguro desemprego

  16. Patrícia disse:

    Olá boa noite. Estou com uma grande dúvida, gostaria de saber se eu tenho direito ao auxílio desemprego. Ppois entrei na empresa dia no dia 222/02/2014 mais assinaram minha carteira no dia 13/03/2014. Recebi o aviso prévio no dia 18/07/2014. E meu aviso terminara no dia 17/08/2014. Será que eu tenho direito de ganhar o auxilio desemprego. Pela minhas contagens sim pois eu cheguei a trabalhar mais de quize dias no mês de março e isso conta? Agradeço desde já.

  17. Simoni disse:

    Boa tarde!
    Inicialmente parabenizo-lhes pelo trabalho com este excelente site, que esclarece tantos profissionais.

    Meu marido foi admitido em 21.01.2014 e demitido sem justa causa em 11.07.2014 (último dia efetivamente trabalhado)com anotação da data da dispensa na pagina do contrato de trabalho em 10.08.2014 (projeção do aviso indenizado).

    Sabemos que devido à projeção do aviso ele tem direito à requerer o seguro-desemprego, entretanto, a empresa não quer liberar as guias do SD alegando que, como ele não tem 6 meses de trabalho efetivo, não tem direito e que não “convém” à empresa liberar as guias.

    Isso é mesmo possível? Se não, qual procedimento ele deve realizar?

    Como sou profissional de RH, liguei na contabilidade responsável e fui informada que eles emitiram as Guias do SD, eles tem o protocolo e que não entende o motivo da empresa não liberá-las.

    Agradeço antecipadamente pela atenção,

    Simoni Aquino

    • Emprego & Negócio disse:

      Simoni,

      Quando a empresa demite sem justa causa um empregado, ela é obrigada a emitir as guias do seguro desemprego, independente do tempo de serviço desse empregado.
      Não compete à empresa o julgamento do direito ou não do empregado ao seguro desemprego.
      Avise à empresa que vai denunciá-la no MTE. Denuncie e, se necessário, procure um advogado.

      Um abraço.

      • Simoni disse:

        Bom dia!
        Acredito que, a conversa de ontem com a contabilidade surtiu efeitos, pois hoje logo pela amanhã a empresa ligou para meu marido solicitando que ele compareça na 2ª feira para retirar as guias do SD.

        Mas se caso continuasse a ter problemas, iríamos seguir suas orientações.

        De qualquer forma, agradecemos pela atenção e pelas orientações.

        Abraço e ótimo final de semana!
        Simoni Aquino

  18. Cassia disse:

    Ola boa norte, glosaría de saber se recebo seguro desemprego comecei día 01/02/2014 ha 01/07/2014 e fui indenizada com mais 30″días ..
    Fico no aguardo a resposta obrigada.

  19. Adriana disse:

    Boa Noite Trabalhei de 2/06/2008 a 13/03/2014 em um empresa e pedi demissão, iniciei em 7/05/2014 em outra empresa e vou ser demitida amanhã dia 22/07/2014. Gostaria de saber se tenho direito ao seguro?

    • Emprego & Negócio disse:

      Adriana,

      Não tem direito, mesmo que esteja sendo demitida, já que ficou o mês de abril de 2014 sem salário. Assim, não tem 6 salários consecutivos imediatos à data da dispensa.

      Um abraço.

  20. miria disse:

    gostaria de esclarecer uma duvida trabalhei em uma empresa iniciei no dia 02/03/2012 pedi demissao no dia 15/05/2014 para entrar em outra comecei nesta nova empresa no dia 03/06/2014 e fui demitida hoje dia 14/07/2014. Posso somar esses ultimo emprego que trabalhei do dia 02/03/2012 a 15/05/2014 junto a este ultimo e requerer o seguro desempre. Por gentileza aguardo resposta.
    obrigada

  21. denis disse:

    trabalhei em uma empresa 18/06/2012 e pedi demissao em 30/03/2014 e trabalhei em outra empresa 10/04/2014 e venceu minha experiencia me dispensaro no dia 10/07/2014 sera que tenho direito ao seguro desemprego

    • Emprego & Negócio disse:

      Denis,

      Não tem direito, pois término de contrato de experiência não dá direito ao seguro desemprego.

      Um abraço.

  22. Vanessa Padilha disse:

    Eu trabalhei em uma empresa do dia 23-01-2013 á 10-03-2014 e pedi demissão e fui contratada em outra empresa 12-03-14 e fui demitida 07-07-14 tenho direiro a seguro desemprego?

    • Emprego & Negócio disse:

      Vanessa,

      Sim, tem direito.

      Um abraço.

      • alexandre disse:

        ela pediu demissao esse tempo que ela trabalhou pode ser contado mesmo ela ter pedido demissao

        • Emprego & Negócio disse:

          Alexandre,

          Conforme já indicado em sua outra pergunta, se você foi demitido sem justa causa dessa última empresa, pode solicitar o seguro desemprego, se tiver, no mínimo, 6 meses de trabalho nos últimos 36 meses, em uma ou mais empresas, e tiver 6 salários consecutivos, em uma ou mais empresas, imediatos a data da última dispensa.

          Um abraço.

  23. Bismarck disse:

    Olá, gostaria de saber se tenho direito ao seguro. Fui ao Cat, e me informaram tinha 5 meses 05/02/14 a 07/06/14 contando com o aviso previo, assiim eu não tenho direito ao seguro, correto? Mais se por ventura eu fosse empregado ainda nesse mês 06 (mês de dispensa) e fosse demiido mês que vem (mês 07). Eu teria direito ao seguro desemprego? Preciso ser informado desse exemplo, desde já, obrigado.

    • Emprego & Negócio disse:

      Bismarck,

      Se seu aviso prévio terminasse em 01/07/2014, você teria direito, pois contaria com 6 salários consecutivos.
      Se a data da demissão do emprego anterior foi em janeiro de 2014, você tem direito, pois os 6 salários consecutivos são contados em mais que um emprego.

      Um abraço.

  24. Elaine disse:

    Boa Tarde!
    Recebi 05 parcelas de seguro desemprego – periodo 06/12/2012 a 15/04/2013…em 19/03/2014 comecei a trabalhar , porem a caixa economica depositou a 05 parcela na minha conta, no site do ministerio não consta que tenho que devolver….. será que quando der entrada novamente terei que devolver sendo um erro da caixa ?

    Grata.

    • Emprego & Negócio disse:

      Elaine,

      Depende de quanto tempo ficou desempregada, desde a data da dispensa (último dia trabalhado). Tem que ter ficado, pelo menos, 135 dias desempregada, para poder receber a 5ª parcela.

      Um abraço.

  25. Stela Pereira disse:

    Bom dia!
    Trabalhei em uma empresa de 27/06/13 a 28/02/14 e logo no dia 05/03/14 fui contratada em uma outra empresa onde fiquei ate 02/06 (período de experiência 90 dias, a empresa rescindiu o contrato) TENHO DIREITO AO SEGURO DESEMPREGO?

    • Emprego & Negócio disse:

      Stela,

      Se a data da dispensa (último doa trabalhado) foi em 28/02/2014, ainda dá tempo de solicitar o benefício (prazo de 120 dias da data da dispensa).
      Leve as guias do seguro desemprego e o TRTC do emprego anterior e o TRCT do emprego atual.

      Um abraço.

      • Stela Pereira disse:

        Boa tarde!
        O Problema é que a empresa marcou para dia 01 de julho para assinar a rescisão dai já passou os 120 dias, por isso quero saber se tem como da entrada em um novo seguro desemprego sendo referente a segunda empresa?

        • Emprego & Negócio disse:

          Stela,

          Como você está saindo por término de contrato, não tem como solicitar o seguro desemprego a partir desse emprego.
          Não tem essa de marcar a rescisão para 01/07/2014.
          Eles têm que pagar no dia seguinte ao do término do contrato: 03/06/2014.

          Um abraço.

          • Stela Pereira disse:

            Boa Noite!
            Na referencia da carta que me deram tem escrito RESCISÃO ANTECIPADA DO CONTRATO DE EXPERIENCIA. Neste caso terei direito ao seguro referente a outra empresa

            • Emprego & Negócio disse:

              Stela,

              Se é rescisão, eles têm 10 dias para pagar as verbas rescisórias.
              Eles têm que entregar as guias do seguro desemprego e, pelas datas que você informou, tem que solicitar o benefício com essas guias.

              O prazo de 120 dias começa a ser contado a partir de 02/06/2014, data da última demissão sem justa causa.

              Serão somados os tempos das duas empresas.

              Um abraço.

  26. Juliana disse:

    Olá trabalhei em uma empresa por 2 anos e pedi demissão, fiquei 1 mês parada e voltei a trabalhar, nesse ultimo emprego fiquei 4 meses e fui demitida, gostaria de saber se tenho direito ao seguro desemprego?
    Desde já obrigado.

  27. carla cristina disse:

    Boa noite, estou com um problema e gostaria de saber se podem mi ajudar, recebi 3 parcela do meu seguro desemprego e quando fui receber a quarta nao estava la, fui no ministerio e falaram q eu estava registrada em uma empresa, mais nao estava, foi um erro da contabilidade, agora foi agendado um dia no ministerio pra mim ir levar uma declaraçao como foi um erro da empresa, caged, gefip e rais como nso consta meu nome la, sera q ai entao irei receber as duas parcelas que faltam ou isso ainda vai pra um processo? Aguarfo resposta, obrigada

    • Emprego & Negócio disse:

      Carla,

      Provavelmente, vão lhe informar um prazo para regularizarem a situação.

      Um abraço.

  28. debora disse:

    ola, eu queria saber se tenho direito ao seguro desemprego a data de dispensa foi 23/04/2014, já a data do aviso previo endenizado foi 23/05/2014, fui admitida no dia 06 de dezembro de 2013….. pelos meus cauculos tenho direito mas ainda tenho duvidas, o Art. 2º Lei nº 7.998 – DOU 12-1-90 diz o seguinte 🙂 Ter trabalhado pelo menos 06 (seis) meses nos últimos 36 (trinta e seis) meses; Para a contagem do período de seis meses, os últimos seis salários devem corresponder ao mês de dispensa e aos cinco meses imediatamente anteriores a esse ou , também, cinco meses de trabalho e um de aviso prévio (mesmo que este seja indenizado). Considera-se como mês de atividade, para a contagem de meses trabalhados, a fração igual ou superior a quinze dias. é bem o meu caso mas e na pretica é assim que acontece?

  29. Renata disse:

    Olá, trabalhei durante 10 anos em uma empresa. Fui demitida e recebi meu aviso prévio indenizado. Fui demitida dia 31/10/13 e dei entrada no seguro desemprego dia 18/11/13. Já recebi 4 parcelas do meu seguro, faltando apenas uma que tem a data marcada pro dia 18/04. Acontece que, fui admitida numa empresa agora dia 20/03 e estou querendo saber se recebo ainda parte do valor do seguro. Agradeço desde já a atenção.

  30. […] Como é feita a contagem dos meses trabalhados e salários para ter direito ao benefício […]

  31. […] A quantidade de meses trabalhados e de salários recebidos são requisitos para que o trabalhador tenha direito ao seguro desemprego. Saiba como contá-los, acessando: “Seguro Desemprego. Contagem dos meses trabalhados e salários”. […]

  32. Raphael disse:

    Boa tarde
    Trabalhei em uma empresa de agosto/2012 a fevereiro/2014, pedi conta e entrei em outra empresa 01/03/2014 e fui demitido em 28/03/2014, tenho direito ao seguro desemprego?

    Obrigado pela atenção

    • Emprego & Negócio disse:

      Raphael,

      Tem direito. Essa última empresa deve fornecer as guias do seguro desemprego.

      Um abraço.

  33. lilian disse:

    não entendo por isso estou aqui de volta mais acho que o contador da minha empresa ta de ma fe pois ele disse que para eu receber o seguro so iria fazer 6 meses dia 1 de abril sera verdade? fui fixada dia 1/10/2013 e vão dar baixa dia 28/03/2014 nas minhas contas ja deu 6 meses o que que vc acha tenho direitos ou não obrigado e tenha uma boas noite

    • Emprego & Negócio disse:

      Lilian,

      O contador não tem que dizer se você tem ou não tem direito ao seguro desemprego.
      A única coisa que a empresa tem que fazer é fornecer as guias do seguro desemprego. É obrigação da empresa fornecer as guias para todo o funcionário demitido sem justa causa, independente dela achar ou não que o funcionário tem direito ao benefício.

      Com as guias e o TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho) você deve se dirigir ao SINE para solicitar o benefício.

      Certifique-se de que as datas de admissão e de dispensa estão corretas nas guias.

      Também verifique o campo 23, onde indica se o aviso prévio foi indenizado ou não.
      Se o seu aviso for indenizado, deve ter “1” nesse campo, pois a sua data de dispensa será 28/02/2014.

      Para mais informações, acesse http://empregoenegocio.com.br/direito-ao-seguro-desemprego/

      Um abraço.

  34. lilian disse:

    ola quero saber se tenho direito no seguro desemprego trabalhei fixada 1/10/2013 e fui demitida dia 28/02/2014 sem justa causa eles vão dar baixa na minha cartera so dia 28/03/2014 o que vou ter direito a receber queria resposta com urgencia obrigado