Seguro desemprego. Parcelas a serem recebidas no reemprego

Saiba quantas parcelas podem ser recebidas, quando o seguro desemprego é suspenso por reemprego. Veja a tabela de Parcelas a Receber X Tempo de Desemprego.

POSTAGEM ATUALIZADA com as regras do Seguro Desemprego, válidas a partir de 17/06/2015 – Lei 13.134/15

Uma coisa é definir a quantidade de parcelas que o trabalhador tem direito a receber no momento da solicitação do seguro desemprego. Outra coisa é saber a quantidade de parcelas que esse trabalhador pode receber, se arrumar um novo emprego durante o período do seguro desemprego.

Como é definida a quantidade de parcelas que o trabalhador tem direito

Parcelas seguro desempregoQuando o trabalhador entra com o pedido do seguro desemprego, o cálculo da quantidade de parcelas, as quais tem direito, é baseado na quantidade de meses trabalhados nos últimos 36 meses.

O benefício é concedido em até 5 parcelas, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo de 16 meses, da seguinte forma:

  • Se for a primeira solicitação, 4 parcelas, se trabalhou de 12 a 23 meses nos últimos 36 meses e, 5 parcelas, se trabalhou no mínimo 24 meses nos últimos 36 meses;
  • Se for a segunda solicitação, 3 parcelas, se trabalhou de 9 a 11 meses nos últimos 36 meses, 4 parcelas, se trabalhou de 12 a 23 meses nos últimos 36 meses e, 5 parcelas, se trabalhou no mínimo 24 meses nos últimos 36 meses;
  • Se for a terceira solicitação ou mais, 3 parcelas, se trabalhou de 6 a 11 meses nos últimos 36 meses, 4 parcelas, se trabalhou de 12 a 23 meses nos últimos 36 meses e, 5 parcelas, se trabalhou no mínimo 24 meses nos últimos 36 meses;

O que significa “de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo de 16 meses”?

Significa que se o trabalhador interromper o recebimento do benefício por ter conseguido um novo emprego, ele pode voltar a receber as parcelas restantes, caso a data da dispensa ou de término de contrato desse novo emprego estiver no mesmo período aquisitivo, que são de 16 meses, a contar da data da dispensa do emprego que deu origem ao recebimento do benefício.

Também 16 meses é o período de carência para solicitar outro seguro desemprego.
Assim, o trabalhador que solicitou o seguro desemprego e recebeu todas as parcelas, só poderá solicitar novamente o benefício se uma nova dispensa ocorrer após 16 meses, a contar da data da dispensa do emprego que deu origem ao recebimento do benefício do período anterior.

Direito ao recebimento das parcelas, pelo tempo de desemprego, até o reemprego

O trabalhador que se reempregar terá seu benefício suspenso. No entanto, terá direito a receber as parcelas referentes ao período que permaneceu desempregado.

Assim, o trabalhador tem que verificar o tempo de desemprego, para saber se determinada parcela, a qual tinha direito, é devida.

O tempo de desemprego começa a ser contado na data da dispensa e vai até o dia anterior ao da admissão no novo emprego. Por exemplo, alguém com data de dispensa em 01/09/12 e admissão em 16/10/12, ficou 45 dias desempregado.

Veja a Tabela com Parcelas a Receber X Tempo de Desemprego abaixo:

Tabela com Parcelas a Receber X Tempo de Desemprego

– 1 parcela, se ficou desempregado de 30 a 44 dias
– 2 parcelas, se ficou desempregado de 45 a 74 dias
– 3 parcelas, se ficou desempregado de 75 a 104 dias
– 4 parcelas, se ficou desempregado de 105 a 134 dias e tinha direito a 4 ou 5 parcelas
– 5 parcelas, se ficou desempregado a partir de 135 dias e tinha direito a 5 parcelas

Essa tabela foi elaborada a partir da CODEFAT Nº 467, Art. 17, caput e parágrafo 1º.

Nessa postagem você soube quantas parcelas podem ser recebidas, quando o seguro desemprego é suspenso por reemprego. Também viu a tabela de Parcelas a Receber X Tempo de Desemprego.

Direito ao Seguro Desemprego

Veja se você tem direito ao seguro desemprego. Saiba onde requerer o benefício e quais os documentos necessários, lendo o artigo Direito ao seguro desemprego – Locais e documentos.

Retomada do recebimento das parcelas do seguro desemprego

Veja como fazer a retomada do recebimento das parcelas do seguro desemprego, após demissão ou término do contrato do novo emprego, lendo o artigo Seguro Desemprego. Retomada do recebimento das parcelas.

Direitos de Quem é Demitido

Conheça os direitos, lendo Direitos de quem é demitido.

Modelos de Currículo

Para obter modelos de currículo, acesse Curriculum vitae. Baixe (download) curriculum vitae grátis.

Para obter modelos de currículo para preencher e preenchido e ainda dicas de como enviar o currículo por e-mail, acesse Modelo de currículo. Dicas para enviar o currículo por e-mail.

Para fazer cursos online, ganhar E-books de brinde e colocar seu currículo em um banco de currículos, acesse Mantenha seu currículo atualizado por meio de cursos online.

A nova lei do aviso prévio

Para saber mais sobre a nova lei, acesse A nova lei do aviso prévio e as dúvidas que permanecem.

Se você gostou dessas informações, cadastre seu e-mail e receba as novas publicações do Emprego & Negócio.

Preencha seu e-mail:

Para concluir seu cadastramento, faça a confirmação no e-mail que será enviado a você.

Conheça a política de privacidade do assinante

Compartilhe com seus amigos


Artigos relacionados

327 comentários para Seguro desemprego. Parcelas a serem recebidas no reemprego


Comentários encerrados.

  1. Fernando Felix disse:

    Olá! Muito bacana e esclarecedor o site. Minha dúvida é a seguinte, fui demitido dia 10/04/12, e tenho a última parcela a receber dia 15/10. Consegui um novo emprego, e devo ser registrado agora no dia 24/09. Terei direito a última parcela? Obrigado!

  2. Evandro disse:

    Ola, boa tarde. Trabalhei em uma empresa durante 34 meses e fui dispensado no dia 04/05/12. Recebi até o momento 03 parcelas e no dia 17/09 fui registrado em um novo emprego. Pelas minhas contas fiquei 136 dias desempregado e teria direito a receber as outras duas parcelas do seguro. Isso procede? Se a parcela estiver disponível e eu a sacar não terei problemas futuros? Desde já agradeço a atenção.

    • Emprego & Negócio disse:

      Evandro,

      Você tem direito de receber as 5 parcelas. Pode sacá-las sem problemas.

      Um abraço.

  3. Rennan disse:

    Bom dia,
    Fui demitido dia 20/08/2012,com aviso previo idenizado, na minha carteira esta como eu tivesse demitido exatamente hoje, dei entrada no seguro e esta programado para eu receber a primeira parcela dia 03/09, mas estou ajeitando a documentação para um novo emprego, começo talvez proxima semana. a parcela referente a esse mês eu ainda recebo?

    • Emprego & Negócio disse:

      Rennan,

      Como está na postagem, depende do tempo que ficar desempregado, contado a partir da data da dispensa (último dia trabalhado).
      No seu caso, a data da dispensa é 20/08/2012.

      Um abraço.

  4. Daniela disse:

    Boa noite! Muito esclarecedor o site, parabéns!
    Bom, trabalhei durante 3 anos em uma empresa, fui demitida a 3 meses atrás, porém devido a demora na homologação só ontem consegui dar entrada no seguro desemprego, nesse caso já tenho direito a pelo menos 3 parcelas, mesmo se conseguir outro emprego agora correto?
    Estou perguntando pq no próprio atendimento da caixa (08007260101) eles desconhecem essa informação. Outra dúvida é referente ao valor da parcela, meus últimos 3 salários foram 881,00/1318,00/1318,00 e a parcela ficou em 821,74, esse valor está correto? E caso não esteja, como devo proceder?
    Agradeço desde já.

    • Emprego & Negócio disse:

      Daniela,

      Pelo tempo que já permaneceu desempregada, já tem direito a 3 parcelas.

      Se considerar esses 3 salários, o valor seria de R$ 894,18.
      Talvez, não tenham considerado esses salários, pois valem os salários que estão registrados no MTE.

      Você pode entrar com algum recurso no SINE, pedindo a revisão do valor do benefício.

      Um abraço.

  5. Rosemeire disse:

    Olá,

    Fui demitida em 01/06, com direito a receber 5 parcelas do seguro, porém decidi arrumar outro emprego e fui registrada no dia 15/08, sacando até o momento 3 parcelas, e a mais recente, ontem. Percebi pela tabela que vc apresentou que entrei no período que corresponde de 75 a 104 dias de desemprego, saquei a terceira parcela com tanto medo que depositei na poupança, não tive coragem de gastar, eis que surge um fórum tão esclarecedor desse. Avalie se estou correta e a terceira parcela foi retirado por mim de maneira justa. Atenciosamente.

    • Emprego & Negócio disse:

      Rosemeire,

      Primeiro, tem que confirmar se a data da dispensa é mesmo em 01/06/12. Veja no campo 13 da guia do seguro desemprego.

      Pelas datas, você ficou desempregada:

      – 30 dias em junho; (o dia 01/06 conta como desemprego)
      – 31 dias em julho;
      – 14 dias em agosto;

      Total de dias desempregada = 75 dias.

      Com 75 dias de desemprego, você tem direito a receber a 3ª parcela.

      Um abraço.

  6. Daiana disse:

    Bom dia, fui desligada no dia 30/07 de um empresa onde trabalhei por 2 anos e 9 meses. No dia 20/08 fui admitida. Não dei entrada no seguro desemprego. Estou no contrato de experiência de 90 dias (3 meses). Gostaria de saber se a empresa me demitir no final do contrato vou ter direito a dar entrada no seguro desemprego e quantas parcelas tenho direito. No aguardo. Obrigada.

    • Emprego & Negócio disse:

      Daiana,

      Se você sair por término de contrato de experiência, terá direito, mas somente se solicitar o seguro desemprego no prazo de 120 dias contados da data da dispensa do emprego anterior (campo 13 da guia do seguro desemprego).

      Terá direito a 5 parcelas.

      Um abraço.

      • Daiana disse:

        Muito obrigada pela informação. Então, o meu contrato de experiencia termina no dia 17/11/2012, como fui desligada no dia 30/07/2012 tenho até o dia 29/11/2012 para dar entrada no auxilio doença. Isso?

  7. Danielle disse:

    Fui demitida de um emprego no dia 01/05/2012 e fui admitida em outro dia 01/09/2012 e recebi 3 parcelas…gostaria de saber se terei direito a 4ª parcela agora dia 20/09.

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Danielle,

      Se você tinha direito a 4 parcelas, pelo tempo de desemprego, ainda receberá essa 4ª parcela.

      Um abraço.

      • Danielle disse:

        Oi..

        Eu tinha direito a 5 parcelas…ainda assim posso a 4ª parcela?
        Meu medo é futuramente ter que restituir essa 4ª.

        • Emprego & Negócio disse:

          Danielle,

          Não se preocupe, pois você ficou 123 dias desempregada. Pode receber a 4ª parcela sem medo.

          Um abraço.

  8. Alex Ribeiro Viana disse:

    Trabalhei por 11 meses registrado e pedi demissão para entrar em outra empresa, e agora 4 meses depois fui demitido, tenho direito ao seguro desmprego?

    • Emprego & Negócio disse:

      Alex,

      Se houve consecutividade dos 6 últimos salários, tem direito, ou seja, a data de admissão nessa segunda empresa tem que ter sido no mês ou no mês seguinte da demissão da empresa anterior.

      Um abraço.

  9. Gisely disse:

    Boa Noite.
    Fui demitida em 02/09/12, dei entrada no seguro desemprego e a primeira parcela está prevista para 13/10. Mas serei admitida em um novo emprego em 24/09/12. Tenho que ir ao SINE e comunicar, ou pedir a suspensão do seguro? E caso seja necessário, no caso de outra demissão (quais delas) terei direito de pedir a retomada das parcelas?

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Gisely,

      O seguro desemprego será suspenso no momento que a empresa enviar seus dados para o MTE.
      No seu caso, pelo tempo de desemprego, essa parcela em 13/10/12 não será depositada. Se for, ela não deve ser retirada.

      Caso saia por término de contrato ou seja demitido sem justa causa, pode solicitar o recebimento das parcelas.

      Um abraço.

  10. andressa disse:

    Ola, estou recebendo seguro desemprego ha 3 meses e ainda me faltam 2 parcelas. Vou começar a trabalhar na semana que vem, mas é um contrato temporario de 3 meses… eu irei perder as minhas utimas parcelas?

    • Emprego & Negócio disse:

      Andressa,

      Mesmo se empregando, você poderá:

      – Receber a 4ª parcela, na sequência, se ficou mais de 104 dias desempregada;
      – Receber a 5ª parcela, na sequência, se ficou mais de 134 dias desempregada;
      – Receber a 4ª e a 5ª parcelas, após o término do contrato temporário de 3 meses, se ainda estiver dentro do período aquisitivo de 16 meses, contados a partir da data da dispensa do emprego que deu origem ao seguro desemprego. Com o TRCT do emprego temporário, você solicita a retomada das parcelas.

      Um abraço.

  11. Olá,
    Trabalhei 4 anos numa empresa e fui mandada embora em Abril, dei entrada em toda documentação do seguro desemprego, mas estou morando fora do País. Sendo assim, gostaria de saber se ainda tenho direito de receber as parcelas do seguro? Aguardo resposta.
    Obrigada!!!

    • Emprego & Negócio disse:

      Jualiana,

      Você pode nomear alguém para receber a primeira parcela. As demais, podem ser recebidas pelo cartão cidadão ou podem ser depositadas na em conta.

      Um abraço.

  12. Josy disse:

    Olá gostaria de esclarecer uma dúvida…

    Trabalhei em uma empresa por 3 meses com registro e fui demitida logo comecei a trabalhar denovo em outra empresa na qual fiquei mais 4 meses e fui demitida,tenho direito ao seguro?

    Fico no aguardo! Obrigada!

  13. maria claudia dias disse:

    fui demitida no dia 12/05/11 recebi 5 parcelas do seguro e dia 21/11/11 minha carteira foi assinada novamente,fui demitida dia 13/09/12 e estou cumprindo aviso,gostaria de saber se tenho direito ao seguro e se tiver quantas parcelas?obrigado!

    • Emprego & Negócio disse:

      Maria,

      Se a data da dispensa do emprego que deu origem ao seguro desemprego foi em 12/05/11, o período de carência terminou em 11/09/12.
      A demissão de 13/09/12 está fora desse período e já pode solicitar o seguro desemprego novamente. Você tem direito e a quantidade de parcelas vai depender de quantos meses trabalhou nos últimos 36 meses.

      Não há indicação nas leis de que os meses utilizados para um seguro desemprego não possa ser utilizado em outro.

      Para ver a quantidade de parcelas em relação aos meses trabalhados, acessar http://empregoenegocio.com.br/seguro-desemprego-2012-tabela-com-valores-e-parcelas/

      Um abraço.

  14. Ricardo disse:

    Bom dia,

    Estou com uma dúvida….Estou desempregado e tenho direito à 5 parcelas do seguro desemprego que começa a ser pago no dia 16 deste mês porém no site do Ministério diz que eu tenho que devolver a segunda parcela da última vez que recebi o seguro.Agora te pergunto: Eles vão barrar o pagamento do meu seguro desemprego se eu não pagar essa segunda parcela da vez anterior?
    Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo excelente trabalho de vcs.

    Ricardo

    • Emprego & Negócio disse:

      Ricardo,

      A CODEFAT 619, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2009, diz que pode haver compensação, nas datas de liberação de cada parcela, dos valores devidos com o saldo de valores do novo benefício.

      O que acontece é que eles estão barrando o recebimento até que a devolução seja feita. Procure o MTE para esclarecimentos.

      Um abraço.

  15. Alvaro disse:

    Boa noite. Gostaria de tirar uma dúvida, dei inicio a jornada de trabalho no dia 17/03/2011 e fui demitido no retorno das férias na data 08/08/2012. Quantas parcelas de seguro irei pegar?

    • Emprego & Negócio disse:

      Alvaro,

      Considerando somente esse período trabalhado, você terá direito a 4 parcelas.

      Um abraço.

  16. Orlando disse:

    Boa noite

    Fui demitido com aviso trabalhado no dia 21/05/11, solicitei o seguro e recebi 4 parcela a q tinha direito, entrei em outro emprego em 13/12/11 e fui dispensado em 02/07/2012, gostaria de saber quando ira acabr meu periodo de carencia de 16 meses.
    Obrigado

    • Emprego & Negócio disse:

      Orlando,

      Termina em 20/09/2012. Você poderá solicitar o seguro desemprego novamente, se for demitido após essa data.

      Um abraço.

  17. JOSIANE disse:

    Boa tarde tenho uma duvida minha amiga completou 16 meses que foi mandada empbeora da ultima empresa a uma semana e foi mandada embora agora ela tem 16 meses que saiu da ultima ela tem direito a receber seguro?

    Um abraço

    • Emprego & Negócio disse:

      Josiane,

      Se a dispensa desse último emprego ocorrer 16 meses após a data da dispensa do emprego que deu origem ao seguro desemprego, então ela pode solicitar novamente o benefício.

      Um abraço.

  18. Janaina disse:

    Boa tarde! Minha duvida e a seguinte. Trabalhei 1 e 2 meses em uma empresa e pedi demissao. arrumei outro emprego estava la quase 3 meses fui mandada embora.
    Obs: naempresa anterior meu registro foi de 02/05/2011 a 11/07/2012. No meu periodo de ferias arrumei esteoutro fui registrada em 18/06/2012 e demitida hoje 13/09/2012. fiquei com dois registro por um periodo.
    A minha principal duvida e tenho direito a seguro desemprego? ?

    • Emprego & Negócio disse:

      Janaina,

      A princípio sim, pois você: foi demitida sem justa causa; trabalhou no mínimo 6 meses nos últimos 36 meses; e tem 6 salários consecutivos imediatos à data da dispensa.

      Pode ser que haja alguma encrenca com esse período nos dois empregos, aliado ao fato do pedido de demissão, mas é pouco provável que dê problema.

      O negócio é pegar as guias do seguro desemprego, o TRCT e solicitar o benefício.

      Depois, coloque aqui o que deu.

      Um abraço e boa sorte.

  19. Luana disse:

    Ola!
    Trabalhei 22 meses e fui demitida do meu antigo emprego em 13/03, a homologação foi feita em 23/03.
    Fui admitida em um novo emprego em 11/04. Sendo assim, não dei entrada no seguro referente a antiga empresa.
    Estou cumprindo aviso ( fui dispensada) até 30/09.
    Tenho direito ao seguro desemprego considerando a antiga empresa?

    • Emprego & Negócio disse:

      Luana,

      Você vai solicitar o seguro desemprego com as guias e o TRCT da empresa atual. Serão considerados os períodos das duas empresas e você receberá 5 parcelas.

      Um abraço.

  20. ADRIANA LIMA disse:

    Olá, gostaria de uma ajuda, fui demitida em 02 de abril de 2012, porém por problemas na documentação, só dei entrada no seguro desemprego no dia 16 de maio, recebi a primeira parcela em 16 de junho, a segunda em 16 de julho e a terceira em 16 de agosto, porém de 23 de julho comecei a trabalhar, de acordo com a tabela acima eu teria direito a quarta parcela, pois fiquei 114 dias desempregada, minha dúvida é se tenho direito a receber a quarta parcela, mesmo dando entrada no seguro mais de 1 mês depois da demissão e mesmo estando trabalhando.

    Grata,

    • Emprego & Negócio disse:

      Adriana,

      A data da entrada no seguro desemprego é irrelevante nesse caso. Se você tem direito a 4 parcelas, com 114 dias de desemprego, vai poder receber a 4ª parcela, mesmo estando trabalhando.

      Um abraço.

  21. RAFAELA disse:

    Boa tarde,

    Eu fui demitida da empresa em 12/07/12, e dei entrada no seguro desemprego em 24/07/12. Tinha direito a 4 parcelas, recebi a primeira dia 24/08 e teria mais 3 parcelas para retirar. Porém consegui um trabalho temporário (6 meses) conde começarei no dia 12/09/12. Gostaria de saber se irei perder o benefício do seguro desemprego? Ou se após o término do serviço temporário poderei retirar as parcela restantes?

    Abraços.

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Rafaela,

      Você ainda vai poder receber a 2ª parcela que será depositada no dia 24/09. Depois, seu benefício será suspenso.
      Após o contrato temporário, poderá solicitar a retomada do recebimento das parcelas, se ainda não tiver passado o período aquisitivo de 16 meses, contados da data da dispensa do emprego que deu origem ao seguro desemprego. Veja a data da dispensa no campo 13 da guia do seguro desemprego.

      Um abraço.

  22. rafael disse:

    ola,pesso por favor que me tire essa duvida.vou dar entrada no auxilio e la consta que se for a terceira vez tenho que fazer um curso de qualificação.pois bem dei entrada em uma demissão da empresa x,peguei 5 parcelas mas antes da ultima eu arrumei outro emprego na empresa y não deu cert ai sai e deu uma reentrada e peguei a ultima.a pergunta é,vale a entrada na empresa x ou a reentrada tambem consta no mte como pedido de auxilio contando assim 2 pedidos de DS????caso eu de entrada novamente se fosse o casso seria a terceira ou a segunda????grato.

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Rafael,

      O pedido de retomada das parcelas não conta como entrada no seguro desemprego.

      Um abraço.

  23. Camila disse:

    FUI MANDADA EMBORA EM FEVEREIRO/2012 DO MEU EMPREGO ANTERIOR, RECEBI DUAS PARCELAS DO SEGURO. eM ABRIL/2012 FUI CONTRATADA POR OUTRA EMPRESA E TRABALHO A 4 MESES. cASO EU SEJA MANDADA EMBORA EU TENHO DIREITO A RECEBER SEGURO?

    OBRIGADA

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Camila,

      Você tem direito a solicitar a retomada das parcelas restantes, se for demitida dentro do período aquisitivo de 16 meses, contados a partir da data da dispensa do emprego que deu origem ao seguro desemprego.
      Se for demitida após o período aquisitivo de 16 meses, pode solicitar um novo seguro desemprego.

      Um abraço.

  24. oi gostaria de saber se eu der baixa na carteira e reassinar no mesmo dia e der entrada só no fundo de garantia o tempo de seguro expira ou continua a contar desde a primeira assinatura na empresa pois só irei trocar de cargo ou a partir da segunda assinatura na empresa a primeira caduca e começa a somar tudo de novo.

    • Emprego & Negócio disse:

      Gleicimar,

      Não é costume haver demissão na mudança de cargo ou função. Simplesmente, a mudança é registrada na carteira.
      É perigosa e pode ser considerada fraudulenta demissões para retirada do FGTS.

      Todo o tempo na empresa é considerado para todos os fins legais, inclusive seguro desemprego.

      Um abraço.

  25. Gleison disse:

    TRABALHEI EM UMA EMPRESA 2 ANOS PEDI CONTA,ENTREI EM OUTRA FIQUEI 3 MÊSES FUI DEMITIDO,TENHO DREITO A SEGURO ? OU PELO MENOS O FGTS?

    • Emprego & Negócio disse:

      Gleison,

      Se você foi demitido dessa segunda empresa (não vale término de contrato) e a data da admissão foi, no máximo, no mês seguinte a demissão da empresa anterior, então você tem direito ao seguro desemprego.

      Quanto ao fundo, você pode sacar o da segunda empresa.

      Um abraço.

  26. Maysa disse:

    Ola fui admitida dia 01/01/2010 sai dia 17/06/2012 tenho direito a 5 parc,recebi 01/08/12;31/08/12 e comecei a trabalhar queria saber se terei direito as outras parcelas 29/09/12;30/10/12 e 30/11/12

  27. Leandro disse:

    Fui demitido no dia 14/03/2012, minha homolagação foi realizada em 11/05/12 e consegui dar entrada no seguro dia 17/05/12 com direito a 5 parcelas 17/06, 17/07, 17/08, 17/09, 17/10.

    Porém comecei a trabalhar no dia 29/08/2012 e ainda me faltaria 2 parcelas a receber a de 17/09 e 17/10/12.

    Minha dúvida é ainda terei direito a receber essas 2 últimas parcelas?

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Leandro,

      Pelo tempo desempregado, você tem direito a receber as 2 últimas parcelas.

      Um abraço.

  28. Heyle Romano disse:

    Bom dia,

    O meu caso é o seguinte: Trabalhei do dia 01/02/2012 ao dia 09/08/2012, quando fui desligado. Dei entrada no meu seguro desemprego no dia 30/08/2012 e tenho direito a 4 parcelas (29/09/2012, 29/10/2012, 29/11/2012 e 29/12/2012). Surgiu uma oportunidade de trabalho temporário por 3 meses (para cobrir licença de um funcionário), com anotação na CTPS. Gostaria de saber se após o final deste vinculo temporário terei direito a retomar o recebimento das parcelas do seguro desemprego que ainda não foram sacadas?

    Desde já agradecido!

    • Emprego & Negócio disse:

      Heyle,

      Ao final do contrato de experiência, poderá solicitar as parcelas restantes. Se começar nesse temporário antes do dia 08/09/12, não receberá a primeira parcela em 29/09/12.

      Um abraço.

      • Heyle Romano disse:

        QUAL O PROCEDIMENTO PARA SOLICITAR AS PARCELAS RESTANTES, APOS O FINAL DO CONTRATO TEMPORÁRIO?

        • Emprego & Negócio disse:

          Heyle,

          Vá ao mesmo local onde solicitou o seguro desemprego, levando a documentação pessoal, como da primeira vez, CTPS e o TRCT do contrato temporário.

          Um abraço.

  29. Caroliny disse:

    Olá, fui demitida dia 13/04, já recebi 3 parcelas do seguro desemprego e tenho direito a 5 parcelas. Minha carteira será assinada dia 10/09, é a parcela do seguro é liberada sempre no dia 29 de cada mês, no caso dia 29/09. Vou receber as duas parcelas que faltam? Ou pelo menos a 4°?

    Aguardo resposta!

  30. Regiane disse:

    bom no meu caso é o seguinte a data da minha ultima rescisao foi dia 20/02/2011 e vou ser desligada da empresa onde estou dia 28/09/2012 sera que tenho direito a seguro desemprego , mesmo eu tendo recebido seguro dessa ultima rescisao???
    obrigada

  31. emerson disse:

    tenho direito a 5 parcelas so que sai de uma empresa por ex.dia 01-10-2011 e nao dei entrada no seguro e assinei a carteira dia 02-10-2011sim no outro dia.mas no primeiro contrato fui demitido 30 dias depois.ai sim entrei com o seguro entao recebi 1 parcela.e entao o seguro foi suspenso.disseram que o sistema se atrapalhou,entrei com uma acao.resumo passou 8 meses e nao recebi nada ainda.

  32. marcio celso simas brasil disse:

    Olá , fui demitido de uma empresa em 11/05/2012, com direiro a 5 parcelas, mas comecei a trabalhar em uma outra empresa em 14/05/2012, mas fui demitido em 11/09/2012. tenho direiro ao seguro ainda!

    • Emprego & Negócio disse:

      Marcio,

      Você tem direito, pois foi demitido sem justa causa em 11/09/12. Peque as guias do seguro desemprego dessa última empresa, mais o TRCT e procure um local de solicitação do seguro desemprego.
      Você tem 120 dias a contar da data da dispensa dessa última empresa (campo 13 da guia do seguro desemprego).

      Um abraço.

  33. Fabricia Salarolli disse:

    Prezados, parabéns pela disposição em esclarecer dúvidas de muitas pessoas leigas nesse assunto.
    Minha situação é a seguinte: Me desliguei da empresa no dia 23/07/2012, porém, minha homologação e a entrada no seguro desemprego só ocorreu no dia 16/08/2012, a previsão para que eu receba a 1º parcela é dia 15/09/2012, porém, inicio em uma nova empresa no dia 10/09 próxima segunda, minha dúvida é se terei direito a receber ao menos essa primeira parcela do seguro e se os dias contados são a partir da data de demissão ou no momento que é feito a entrada do seguro no SINE.

    Obrigada, aguardo!

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Fabrícia,

      Os dias para efeito de desemprego são contados a partir da data da dispensa.
      Você poderá receber duas parcelas.

      Um abraço.

  34. Daniella disse:

    Fui demitida dia 13/07, recebi minha primeira parcela do seguro desemprego dia 25/08, fui registrada em outra empresa dia 27/08, tenho direito de receber a segunda parcela do seguro desemprego que seria creditada dia 25/09?

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Daniella,

      São 19 dias de desemprego em julho e 26 dias em agosto, totalizando 45 dias de desemprego. Portanto, você tem direito a receber a segunda parcela.

      Um abraço.

  35. KELLEN disse:

    BOA TARDE,

    DEI ENTRADA NO SEGURO NO FINAL DO MÊS DE ABRIL,COM DIREITO À 4 PARCELAS. RECEBI A 1ª PARCELA EM MAIO, E A ÚLTIMA FOI NO DIA 22/08/2012, MAS FUI REGISTRADA DO DIA 01/08/2012, TEREI QUE DEVOLVER A PARCELA DO MÊS DE AGOSTO(ÚLTIMA)?

    NO AGUARDO

    • Emprego & Negócio disse:

      Kellen,

      Depende da data da dispensa do emprego que deu origem ao seguro desemprego. Veja a data da dispensa no campo 13 da guia do seguro desemprego.

      Um abraço.

      • KELLEN disse:

        Boa Tarde,

        FUI DISPENSADA NO DIA 01/04/2012, DEI ENTRADA NO SEGURO NO FINAL DO MÊS DE ABRIL,COM DIREITO À 4 PARCELAS. RECEBI A 1ª PARCELA EM MAIO, E A ÚLTIMA FOI NO DIA 22/08/2012, MAS FUI REGISTRADA DO DIA 01/08/2012, TEREI QUE DEVOLVER A PARCELA DO MÊS DE AGOSTO(ÚLTIMA)?

        NO AGUARDO

        • Emprego & Negócio disse:

          Olá Kellen,

          Pelo tempo que permaneceu desempregada, você tem direito a receber a 4ª parcela. Não terá que devolvê-la.

          Um abraço.

  36. Claudenir Varela dos Santos disse:

    Fui demitido no dia 02/04/12,(campo 13) dei entrada somente no dia 26/04/12, consegui emprego e devo começar a trabalhar no dia 03/09/12 (total de 152dias desempregado) tenho direito a 05 parcelas, gostaria de saber se vou poder receber a minha ultima parcela que deverá ser liberada no dia 23/09/12, data que já estarei trabalhado?

    • Emprego & Negócio disse:

      Claudenir,

      Se você tinha direito a 5 parcelas, vai poder receber todas, mesmo estando trabalhando na época do recebimento.

      Um abraço.

  37. justiniano disse:

    Se eu sacar a 3 parcela posso ser penalizado?

    • Emprego & Negócio disse:

      Justiniano,

      Você poderá sacar a 3ª, a 4ª e a 5ª parcela e não será penalizado.

      Um abraço.

  38. justiniano disse:

    Boa tarde!
    Trabalhei 13 anos na mesma empresa, fui demitido em 23/ 03/ 2012e em 14/ 06/ 2012 dei entrada no seguro desemprego recebia 1 e a 2 parcela tenho direito a 5 parcelas, porem fui convocado para um serviço publico estadual começarei em setembro antes de receber a 3 parcela minha duvida é a seguinte tenho direito de continuar a sacar as parcelas restantes sem interrupçao ja que fiquei mais de 135 dias desempregado?

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Justiniano,

      Se você ficar 135 ou mais dias desempregado, serão depositadas as 5 parcelas e poderá receber todas.

      Um abraço.

  39. Jorge disse:

    Oi, sou estrangeiro e fique desempregado, si eu vou embora pra meu pais e volto em 6 meses posso retirar o seguro de desemprego.

    Obrigado.

  40. Marcelo disse:

    Bom dia!
    Gostaria de uma informação;
    X-Fui admitido na empresa dia 01-03-2010 e fui demitido dia 12-12-2011.
    X-Dei entrada no seguro desemprego dia 06-01-2012, recebi a 1º parc. dia 06-02-2011 e a segunda dia 06-03-2012.
    X-No dia 01-02-2012 fui admitido e dia 14-08-2012 fui demitido pela mesma empresa, pois estava trabalhando por dia e registrado como se fosse dia 01-02-2012. Terei que devolver esses valores? E Como recebi somente 2 parcelas, tenho direito ao restante das outras?
    X-Sendo que tive direito a 5 parcelas.

    Desde já agradeço a sua compreenção e a sua ajuda!

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Marcelo,

      Pelo tempo de desemprego, essas parcelas são devidas e não será necessário devolvê-las. Você pode pedir a retomada das parcelas. Basta do TRCT desse último período trabalhado.

      Um abraço.

  41. pamela disse:

    boa noite tenho a utima parcela do meu seguro para pegar dia 21/09
    se eu assinar minha carteira antes de receber eu tenho direito ainda a pegar a utima parcela

  42. Sérgio disse:

    Fui demitido no dia 06/08/12 até hoje não recebi minha rescisão à empresa alega que entrou com pedido de ajuda judicial.Quer que todos os 1.600 funcionários demitidos assine a rescisão sem receber nada só para sacar o FGTS depositado e dar entrada no seguro desemprego.Isso é correto homologar sem pagar as verbas rescisórias?Se eu negar assinar
    esse absurdo eu perco meu seguro após os 120 dias caso ela não venha
    de fato pagar à rescisão até esse prazo.

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Sérgio,

      Como colocamos em outra pergunta que você fez em outra postagem, vocês precisam da ajuda de um advogado, até para saber se poderão responsabilizar a empresa do não recebimento do seguro desemprego, se não assinarem a rescisão.
      É preciso saber em que termos a justiça concedeu essa recuperação judicial.

      Um abraço.

  43. Amanda disse:

    Fui demitida de um emprego dia 30/05/2012, tive direito a 4 parcelas, recebi as parcelas no mês de julho e agosto. Comecei a trabalhar dia 01/08 e ainda não assinaram minha carteira. Irei ainda receber o de setembro que vai sair no dia 12/08? Lembrando que a empresa fecha a folha dia 07/09.
    Obg!

    • Emprego & Negócio disse:

      Amanda,

      Se a sua dúvida é em relação a terceira parcela, você não tem direito de receber.

      Um abraço.

  44. Paula disse:

    Olá,
    Sobre o seguro desemprego:

    Fui demitida no dia 29/01/2012 e dei entrada no meu seguro em abril,
    recebi as parcelas em: maio, junho, julho e agosto.
    Comecei a trabalhar novamente no dia 01/06/2012.
    Tenho que devolver as parcelas de: junho, julho e agosto?
    Ou conta que eu recebi atradadas por estar desempregada a 4 meses?
    Recebi uma notificação por reemprego.
    O que eu faço?

    • Emprego & Negócio disse:

      Paula,

      Você não disse quantas parcelas iria receber, mas pelo tempo de desemprego, pode receber 4 parcelas das que tinha direito.

      Um abraço.

      • Paula disse:

        Tinha direito a 4 parcelas e a última foi em agosto,
        então conta como atraso né? Mesmo recebendo depois de empregada novamente.
        Agradecida.

        • Paula disse:

          Sobre a notificação de reemprego será que posso desconsiderar?
          Lá fala que tenho que pegar o histórico no sine e depois ir até o Ministério do Trabalho.

          • Emprego & Negócio disse:

            Paula,

            A princípio pode desconsiderar, mas liga para o número 158, para confirmar se a notificação não é por outro motivo.

            Um abraço.

        • Emprego & Negócio disse:

          Paula,

          É isso mesmo.

          Um abraço.

  45. taisson disse:

    aki entrei na empresa dia 17/11/2010 fui dispensado 11/06/12 ai fui la para mim pegar meu segura ai eles me derão uma folha para mim pegar o seguro mais costa q eu tenho 4 parcelas isso e correto ?

    sendo q meu amigo q saiu junto comigo pegou 5 parcelas, e ele ficou msm tempo q eu na empresa?

    um abraço..

  46. Marisa disse:

    Dei entrada no seguro desemprego dia 22/07 no dia 13/08 fui registrada porém dia 22 pedi para sair da empresa. A primeira parcela do seguro desemprego foi disponibilizada na minha conta, gostaria de saber se terei que devolver este valor de dinheiro visto que a mesma estava diponivel na minha conta de poupança mesmo eu tendo sido efetivada no dia 13/08.

    • Emprego & Negócio disse:

      Marisa,

      Como você ficou menos de 30 dias desempregada, essa parcela é indevida. Você terá que devolver.

      Um abraço.

  47. nadia disse:

    boa noite,

    MInha duvida é a seguinte: fui desligada no dia 01/03/2012, e no dia 20/07/2012 comecei a trabalhar no dia 02/08 eu saquei a 4a parcela, e gostaria de saber se tenho direito a sacar a ultima parcela agora no inicio de setembro, e se sim, posteriormente tenho que devolver esse valor ao governo ???

    muito obrigada pela atenção.

    Nadia.

    • Emprego & Negócio disse:

      Nadia,

      Se você teve direito a 5 parcelas, pelo tempo que permaneceu desempregada, pode sacar essa última parcela.

      Devido ao tempo de desemprego, essa última parcela é devida e não há nada a ser devolvido posteriormente.

      Um abraço.

  48. Marcos Ciuczeski disse:

    boa noite

    fui demitido dia 29/02/2012 e entrei com o seguro desemprego, recebi 3 parcelas dia 25/06/2012 fui empregado, eu teria direito a 4 parcela, mas fui consultar meu pis e la dissia notificado, por motivo de reemprego, tenho direito a receber esta quarta parcela, pois até o dia 17/07/2012 a situação aparecia parcela a emitir, e hoje fiz a consulta e apareceu notificado, pelas minhas contas fiquei 115 dias desempregado, caso tenha direito a 4 parcela como devo proceder

    att
    Marcos

    • Emprego & Negócio disse:

      Marcos,

      Se a data da dispensa foi 29/02/2012 (campo 13 da guia do seguro desemprego) e você só se reempregou em 25/06/2012, a quarta parcela será depositada e você pode retirá-la.

      Um abraço.

      • Marcos Ciuczeski disse:

        mas mesmo estando notificado a parcela vai cair, o dia de pagamento da ´parcela é dia 28/08/12 ou preciso passar no sine antes para resolver

        • Emprego & Negócio disse:

          Marcos,

          Espere até o dia 28/08 que a parcela estará depositada. Se não estiver, é no MTE que você deve ir.

          Um abraço.

    • Dani disse:

      boa noite,
      fiquei 2anos e 8meses em uma empresa , tinha direito a 5 parcelas de seguro desemprego, peguei a terceira em março/2012, pois em abril comecei a trabalhar, o que quero saber caso venha ser dispensada da atual empresa, se tenho direito a seguro desemprego ou resgatar as 2 parcelas que faltam , e ate quanto tempo pode ser feito,se puder…
      muito obrigada !

      • Emprego & Negócio disse:

        Dani,

        Se você for demitida sem justa causa, pode solicitar a retomada dos recebimento das parcelas, se a demissão ocorrer dentro do período aquisitivo de 16 meses, contados a partir da data da dispensa do emprego que deu origem ao seguro desemprego.
        Se já tiverem passados os 16 meses, pode solicitar novamente o seguro desemprego, se tiver recebido pelo menos 6 salários consecutivos imediatos a data da dispensa desse último emprego.

        Um abraço.

  49. Renaldo disse:

    Boa Noite

    Comecei a trabalhar registrado no dia 01/03/2012 e fui demitido no dia 18/08/2012 com aviso prévio indenizado. Gostaria de saber se tenho direito ao seguro desemprego.

    Obrigado

  50. Antonio de Miranda disse:

    Boa tarde!
    Minha duvida é a seguinte. Trabalhei em uma empresa mais de 36 meses fui demitido e não dei entrada no beneficio porque logo fui admitido em outra no contrato de experiencia de 90 dias. Sendo que qua ainda estou no prazo de 120 dias da empresa anterior, neste caso posso dar entrado no seguro desemprego.
    Neste caso a contagem das parcelas e o valor do beneficio será tubo baseado no emprego anterior, já que o tempo de contrato de experiencia não conta para o seguro desemprego.
    Aguardo uma resposta.
    Desde já agradeço.
    Antonio.

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Antônio,

      Você pode dar entrada no seguro desemprego, após o término do contrato de experiência, se ainda não tiver passado o prazo de 120 dias.
      O tempo do contrato de experiência entra para a contagem dos meses trabalhados, inclusive o valor das parcelas, provavelmente, terá como base os 3 salários do contrato de experiência.

      Um abraço.

  51. Natália disse:

    Boa tarde!!
    Fui demitida da empresa que trabalhava a 5 anos. Dei entrada no seguro desemprego, mas em seguida arrumei um temporário de 2 meses sem registro em carteira mas a empresa recolhe INSS, tenho direito ao seguro desemprego ou somente apóso término desse contrato temporário?

    • Emprego & Negócio disse:

      Natália,

      Dependendo do tempo que permaneceu desempregada, pode ter direito a receber alguma parcela agora. As demais, somente depois do término do contrato temporário.

      Um abraço.

  52. elaine de carvalho disse:

    recebi 05 parcelas do seguro desemprego,agora estou á 11 meses em uma empresa fui demitido tenho direito a seguro desemprego.

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Elaine,

      Se passaram 16 meses entre a da data da dispensa que deu origem ao recebimento do seguro desemprego e a data demissão desse último emprego, você tem direito.

      Um abraço.

  53. Fernando disse:

    Entrei em certa empresa dia 15/05/2009, pedi as contas dia 01/04/2010.. entrei em outra empresa dia 08/09/2010 e fui mandado embora dia 06/12/2010.. trabalhei temporario de 01/08/2011 à 31/10/2011, fui registrado pela empresa apartir do dia 01/11/2011 e acabei de ser demitido 13/08/2012.. tenho direito a seguro? quantas parcelas? Obrigado desde de já!

    • Emprego & Negócio disse:

      Fernando,

      Se há registro em carteira de todos esses empregos, você tem direito a 5 parcelas.

      Um abraço.

  54. Edmilson disse:

    Comecei a trabalhar dia 16 de janeiro de 2012, fui registrado dia
    01 de fevereiro de 2012, fui demitido dia 24 de julho de 2012 e deram baixa na carteira como dia 27 de julho 2012, e mais ainda não fiz exame admissional nem demissional e também não assinei o contrato de trabalho. Meu salário era 1500 reais, do dia 24 até hoje me pagaram apenas 300 reais referente ao vale do dia 20. Quanto devo receber de recisão? E tenho direito ao seguro-desemprego? obs=fui dispensado sem justa causa. Obrigado

  55. Amanda disse:

    Trabalhei em uma empresa por 10 meses, pedi demissão e cumpri o aviso prévio. Gostaria de saber se tenho direito ao seguro desemprego?

    • Emprego & Negócio disse:

      Amanda,

      Infelizmente não, pois o seguro desemprego não é direito de quem pede demissão.

      Um abraço.

  56. Breno disse:

    ola gostaria de tirar uma duvida,
    trabalhava para uma empresa desde 08/02/2010 o contrato venceu e eles me mandaram embora, em 07/07/2011 ai entrei em outra empresa e essa empresa colocou minha admisao dia 01/07/2011 nao saquei meu seguro.
    agora eles me mandaram embora. 13/08/2012
    gostaria de saber quantas parcelas eu tenho direito obrigado.

    favor desconsiderar a anterior ok???

  57. Rafael disse:

    Fui demitido no dia 16/5, cumpri aviso aviso até o dia 30/5. No dia 1/6 já estava em outra empresa. Se eu sair dessa empresa durante o período de experiência (90dias) ainda tenho direito ao seguro desemprego?

    • Emprego & Negócio disse:

      Rafael,

      Se você for demitido sem justa causa durante ou após o período de experiência, ou for dispensado ao término do contrato de experiência, tem direito ao seguro desemprego.

      Um abraço.

  58. Tatiane disse:

    Caro.

    Tenho 10 meses de empresa, eu teria alguma coisa de seguro desemprego se desligar agora dela, pois antes de entrar na atual empresa que estou, fui mandada embora com 1 anos e 8 meses de emprego, mais logo na mesma semana fui registada, por tanto nao peguei o seguro, tenho direito agora?

  59. daniele disse:

    não entendi direito,eu fui demitida dia 01/06,estou trabalhando em uma empresa contrato temporário que começou a contar dia 17/7 portanto 46 desempregada,posso sacar a segunda parcela do meu seguro? e se eu sacar o pode acontecer?

  60. marcus vinicius santos de oliveira disse:

    Trabalhei de julho de 2010 à abril de 2011 ( 9 meses ). Fui mandado embora e recebi 4 parcelas. Fiquei um ano sem trabalha de carteira, ae trabalhei de abril de 2012 à julho de 2012 ( 3 meses ). Totalizando 12 meses . Tenho direito a receber ? Qntas parcelas Agradeço. Marcus Vinicius.

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Marcus,

      Infelizmente você não tem direito.
      São necessários 6 salários consecutivos imediatos a data da dispensa. Você tem somente 4 salários.

      Um abraço.

  61. Luciene disse:

    Bom dia! Minha irmã perdeu o emprego em 20/06/2012 – segundo o MTE ela teria direito a 4 parcelas. Então ela recebeu a 1ª dia 2 e no dia 27/07/12 e no dia 03/08/12 conseguiu outro emprego. Ela tem direito a continuar recebendo o seguro se for mandada embora de novo logo no começo? Como fazer? Qual o prazo?

    • Emprego & Negócio disse:

      Luciene,

      O período aquisitivo do seguro desemprego solicitado é de 16 meses, a partir de 20/06/2012. Ou seja, ela tem 16 meses para receber as 4 parcelas.
      Assim, se durante esse período ela sair de algum emprego, seja por término de contrato de experiência ou for demitida sem justa causa, ela pode solicitar a retomada do recebimento das parcelas.

      Segundo o SINE, o trabalhador tem 120 dias para solicitar a retomada das parcelas, mas esse prazo de retomada das parcelas não está claro na lei.
      Basta ela levar ao SINE os documentos pessoais, CTPS e o TRCT do emprego que está se desligando. No caso de demissão, levar também as guias do seguro desemprego.

      Um abraço.

  62. Priscilla disse:

    Boa noite…
    A empresa para qual eu trabalhava encerrou suas atividades, eu exercia o cargo de aux.adm, em março deste ano a empresa começou a efetuar as rescisões, a minha foi a primeira, porém quando fui sacar meu FGTS tiveram algumas divergências, consegui receber uma parte, dei entrada no seguro desemprego, no outro dia recebi uma ligação pedindo para que eu me apresentasse no ministério do trabalho dali a 30 dias… Compareci la me informaram que minha solicitação de seguro não seria possível no momento pois havia divergências na documentação da empresa… ou seja a contadora da empresa juntamente com o dono da empresa… não seguiram os procedimentos corretos para que eu tivesse acesso aos meus direitos no prazo correto…me informaram então que teria que entrar com recurso que leva o minimo de 120 dias para ter um parecer… como ainda estava prestando serviços a empresa, consultei o proprietário, o mesmo me pediu para não dar entrada no recurso porque se era realmente problema na documentação da empresa ele e a contadora iriam resolver… passado o prazo quando novamente pedi uma resposta… ele disse pra eu entrar com o recurso que ele não tinha feito nada nem iria fazer… ou seja… inverteu a situação.. agiu de má-fé… como se ele fosse a vitima..conclusão me desliguei por completo da empresa, dei entrada no recurso… mas a duvida é… caberia um processo trabalhista contra a empresa e a contadora?

    Grata,

    Priscilla

    • Emprego & Negócio disse:

      Priscilla,

      Se você não conseguir sacar o restante do FGTS ou o benefício do seguro desemprego, pode responsabilizar a empresa.
      Consulte um advogado.

      Um abraço.

  63. Ilcy disse:

    Olá…
    Gostaria de uma ajuda para esclarecer uma duvida.
    Fui demitida em 12/03/2012 fui registrada durante 4 anos, teria direito a 5 parcelas do seguro desemprego.Em 11/06/2012 fui registrada em contrato de experiencia de 30 dias que em 11/07/2012 venceu e fui dispensada, em julho a data para receber a parcela em 09/07 estava liberada a parcela e saquei, será que tenho que devolver?Eu posso dar nova entrada no seguro?
    Entrei no site do ministério do trabalho para consultar meu pis e lá consta a informação:
    Situação: Notificada
    Tempo de Serviço: 35 meses

    Motivo: Reemprego: Data Adm.: 11/06/2012, CNPJ ou CEI: 05.262.719/0003-86, Empresa: TECHSAT ASSISTENCIA TECNICA AUTORIZADA E REPRESENTACOES LTDA
    Procedimento:

    Prezado Sr(a).
    Por gentileza procure um posto do SINE ou conveniado o qual fez o seu cadastro para ações de emprego e solicite seu histórico e em seguida dirija-se a um Posto do Ministério do Trabalho e Emprego com a seguinte documentação:

    -Carteira de Trabalho;
    -Formulário do Seguro-Desemprego (via marrom);
    -Rescisão do Contrato de Trabalho;
    -Histórico do trabalhador fornecido pelo SINE.
    Obrigada.

    • Emprego & Negócio disse:

      Ilcy,

      Pelo tempo que permaneceu desempregada (12/03/12 a 10/06/12) você tem direito a 3 parcelas. Também pode solicitar a retomada do recebimento das parcelas com o TRCT desse emprego que terminou o contrato de experiência.

      Vá ao Sine solicitar a retomada das parcelas e fale sobre a sua consulta do PIS.

      Um abraço.

      • Ilcy disse:

        OlÁ…
        Obrigada pela ajuda, liguei no ministério do trabalho e me informaram que eu só poderia dar entrada daqui 16 meses, pensa só as informações passadas para as pessoas.
        Mais será que é preciso daquela via marrom? pois a empresa não me forneceu, fiquei apenas os 30 dias de experiencia.
        E a parcela que retirei em 07/2012 já estando registrada que foi a terceira será que terei que devolver? e pq será que estão me notificando?
        Att.

        • Emprego & Negócio disse:

          Ilcy,

          Aparentemente a pessoa do MTE não entendeu a situação, ou você não colocou aqui todas as informações.

          Você disse que teve direito a 5 parcelas de seguro desemprego.
          Pelo tempo de desemprego, teve direito a receber 3 das 5 parcelas.
          Seu benefício foi suspenso por reemprego e você pode solicitar a retomada das parcelas com o TRCT dessa última empresa, já que foi término de contrato de experiência.

          A notificação deve ser alguma coisa em relação ao reemprego.

          Faça o que está sendo pedido na notificação e solicite a retomada das parcelas.

          Um abraço.

  64. Philippe Melo disse:

    Olá,

    Fui demitido em 17/05/2012 e depois de entrar com os papeis comecei a receber meu seguro somente em julho sendo minha primeira parcela paga no dia 17/07/2012. Agora serei admitido dia 09/08/2012. Ainda posso receber as parcelas do seguro desemprego? Quantas ainda posso pegar?

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Philippe,

      Você ficará 84 dias desempregado e poderá receber 3 parcelas daquelas que tem direito.

      Um abraço.

      • Philippe Melo disse:

        E se por acaso a pessoa que estiver no guichê da lotérica ou da caixa economica verificar minha carteira assinada e readimitido (haja visto que é necessário levar a carteira de tgrabalho para poder sacar as parcelas) e por causa disso alegar que eu não tenho direito a receber a parcela? Como proceder?

        • Emprego & Negócio disse:

          Philippe,

          Isso não deve acontecer, pois é comum as pessoas receberem, mesmo já estando empregadas. As parcelas do benefício são referentes ao período de desemprego.
          Muitas pessoas começam a receber 3 ou 4 meses depois de dar entrada e já estão trabalhando.

          Um abraço.

  65. Ana Claudia disse:

    Boa Noite
    Trabalhei em uma empresa por 4 anos, fui demitida no dia 15/05/2012, sendo assim tive direito a 5 parcelas. Ja saquei 2 parcelas (sendo a 2ª no dia 02/08) e hj, dia 06/08 fui registrada em outra empresa. Tenho direito a sacar mais alguma parcela do seguro? Obrigada

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Ana,

      Você ficou 83 dias desempregada, podendo receber 3 das 5 parcelas que tem direito.

      Um abraço.

  66. Benjamim F da Siilva disse:

    A pergunta é a seguinte: se o trabalhador no seu primeiro emprego for demitido sem justa causa e só tiver 5/12 avos trabalhado tem direito ao seguro desemprego?

  67. DANIELLE BARROS XIMENES disse:

    FUI DEMITIDA 11/04 E JA COMECEI A TRABALHAR DIA 12/04 SAI DESSE NOVO EMPREGO EM 02/08 AINDA POSSO RECEBER O SEGURO DESEMPREGO DA OUTRA EMPRESA ?

    • Emprego & Negócio disse:

      Danielle,

      Se você pediu demissão, não pode solicitar o benefício.
      Se foi demitida, a solicitação será sobre esse novo emprego.

      Um abraço.

  68. Carlos Eduardo disse:

    Boa noite, gostaria que me tirassem uma dúvida, trabalhei 5 meses em uma empresa e pedi demissão, para entrar em outra empresa na qual fiquei 11 meses fui demitido dia 04/05/2012 no dia 18/06 comecei em outro emprego e estou no periodo de experiencia se eu não for efetivado posso perder o seguro desemprego caso eu não de entrada nele apos 120 dias da data do dia 04/05?
    Obrigado

    • Emprego & Negócio disse:

      Carlos,

      Se a data da dispensa do emprego anterior foi 04/05/2012 (verifique na guia do seguro desemprego – campo 13) e seu contrato de experiência é de 90 dias, começando em 18/06/12, então quando acabar o contrato de experiência já vai ter passado o prazo de 120 dias e você não poderá solicitar o benefício.

      Um abraço.

  69. Gustavo disse:

    Boa tarde, estou com uma dúvida e gostaria de uma orientação. Fui desligado de uma empresa onde trabalhei por 6 anos no dia 01.12.11. Recebi 2 parcelas do seguro desemprego. Minha carteira foi assinada novamente no dia 06.02.012 (benefício do SD suspenso)e nesta nova empresa fiquei somente 45 dias, saindo no dia 21.03.12. No dia 02.05.12 assinei a carteira novamente e não me adaptei na nova empresa, saindo da mesma no final do contrato de experiência 30.07.12. Gostaria de saber se ainda tenho direito a receber as 3 parcelas restantes do seguro desemprego da empresa que fui desligado em Dezembro de 2011, visto que no momento estou desempregado.

    • Emprego & Negócio disse:

      Gustavo,

      Se você rescindiu o contrato do emprego de 06/02/12 a 21/03/12, ou seja, não foi término de contrato ou demissão sem justa causa, pode haver algum problema para retomar as parcelas, embora a lei não especifique que não possa haver pedido de demissão entre o emprego que deu origem ao seguro desemprego e o emprego que acabou por término de contrato ou demissão sem justa causa, o qual daria direito a retomada das parcelas.

      O negócio é ir ao SINE e solicitar o benefício. Depois, coloque aqui qual o resultado.

      Um abraço e boa sorte.

      • Gustavo disse:

        O contrato não foi rescindido, saí nos primeiros 45 dias do contrato de experiencia, eu e o empregador optamos por não renovar por mais 45 dias, ou seja, para todos os efeitos o empregador me dispensou. Não tenho qualquer documento para dar entrada novamente no auxílio. Como devo proceder?

        • Emprego & Negócio disse:

          Gustavo,

          Você já poderia ter solicitado a retomada das parcelas quando acabou o contrato de experiência em 21/03/12.
          Agora, também pode solicitar. Basta levar os Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho das duas empresas, onde no campo 27 (COD. AFASTAMENTO) dos dois TRCT deve conter o código 04.

          Um abraço.

          • Gustavo disse:

            Não recebi em nenhuma das duas empresas os termos de rescisão de contrato de trabalho, pois o contrato não foi rescindido. Nas duas empresas fiquei até o final do contrato de experiência e fui dispensado. O que fazer neste caso? A carteira de trabalho serve como documento comprobatório?

  70. Leila Bispo disse:

    Dei entrada no seguro desemprego dia 17/04/2012 deu vinculo não encontrado ou divergente e já esta completando 120 dias e não recebi ate hj… o que devo fazer?

    Número do PIS-PASEP:132.15406.31-3

    Nome: LEILA BISPO DAS NEVES

    Situação: Notificado por indeferimento de recurso

    Tempo de Serviço: 26 meses

    Motivo: Vínculo não encontrado ou divergente
    Procedimento:

    Prezado Sr(a).
    Por gentileza procure um posto do SINE ou conveniado o qual fez o seu cadastro para ações de emprego e solicite seu histórico e em seguida dirija-se a um Posto do Ministério do Trabalho e Emprego com a seguinte documentação:

    -Carteira de Trabalho;
    -Formulário do Seguro-Desemprego (via marrom);
    -Rescisão do Contrato de Trabalho;
    -Histórico do trabalhador fornecido pelo SINE.

    • Emprego & Negócio disse:

      Leila,

      Se você já fez o que é solicitado no extrato, então tem que aguardar eles analisarem o seu recurso.

      Um abraço.

  71. Leonardo vasconcelos disse:

    boa noite!

    gostaria de saber o seguinte fui demitido no dia 13/06/2012 e conseguir dei entrada no seguro e a primeira parcela ficaria para o dia 04/08 ainda não recebi nenhuma parcela e estou para ser contratado agora dia 01/08/2012 quantas parcelas receberei casa seja demitido dentro dos 16 meses?

    • Emprego & Negócio disse:

      Leonardo,

      Você tem direito a receber 2 parcelas agora, mesmo estando empregado, pois ficou 49 dias desempregado.Vai receber em 04/08/2012 e em 04/09/2012.

      Um abraço.

  72. Eveliny disse:

    Boa tarde. Eu fiquei desempregada no dia 05/03/2012 e dei entrada em meu seguro-desemprego no dia 18/04/2012. Sendo assim, iria receber as parcelas todo dia 18 de cada mês, totalizando 5 parcelas.
    No dia 01/07 a minha carteira foi assinada novamente e no último dia 18 agora eu ainda recebi uma parcela do meu seguro. A minha pergunta é: Ainda há mais uma parcela para eu receber, considerando que eu fiquei desempregada 3 meses.

    • Emprego & Negócio disse:

      Eveliny,

      Do dia 05/03/12 a 30/06/12 são 118 dias desempregada, tendo direito a receber 4 das 5 parcelas, conforme está na postagem.

      Um abraço.

  73. Luciene disse:

    Bom dia! Fui desligada da empresa dia 14/02/2012, dei entrada no seguro desemprego dia 07/03/2012. Recebi a 1ª parcela em 06/04/2012. Acontece que para fins de aposentadoria liguei no 135 e perguntei como fazer para contribuir enquanto estivesse desempregada e me informaram o código de contribuição errado(autônomo) e o correto era facultativo-desempregado. Com isso bloqueou meu seguro desemprego, entrei com recurso 801 em 25/04/2012, mas até agora nada de receber. No 158 da previdência social só dizem que os recursos que estão sendo julgados é de junho/2011 e ainda não tem previsão para o meu. O que fazer se não tenho condições de pagar minhas contas por conta de um erro que foi do INSS, e o mesmo consertou e já encaminhei para o Ministério do Trabalho? Quando receber, recebo com juros ou não? E qual o prazo máximo para análise dos recursos?

    • Emprego & Negócio disse:

      Luciene,

      É como falaram: Os prazos para os recursos dependem da demanda e é difícil precisar quando vão analisar o seu recurso.

      Um abraço.

  74. santana disse:

    Bom dia , gostaria de tirar uma duvida com voces.Eu fui demitida ano passado dia 30/05/2011 , e dei entrada no meu seguro desemprego , entao recebi 5 parcelas de seguro , recebi de julho/2011 a novembro/2011 , entao em novembro assinei minha carteira e fiquei de carteira assinada ate final de dezembro/2011. Entao agora em maio /2012 assinei minha carteria novamente e ate a presente data estou de carteira assinada , eu gostaria de saber se agora em outubro /2012 tenho direito a receber seguro desemprego…e outra coisa se eu pedir conta deste emprego nao recebo seguro certo , mas se eu assinar minha carteira novamente durante 01 mes e for mandada embora eu recebo seguro , pq conta os 6 meses so de um serviço ou de todos…

    • Emprego & Negócio disse:

      Santana,

      A partir de outubro você já estará em outro período aquisitivo e poderá solicitar o seguro desemprego, se preencher as demais condições para receber o benefício.
      Se você pedir para sair do emprego atual e conseguir um outro no mesmo mês ou no mês seguinte e for mandada embora, pode solicitar o seguro desemprego.

      Um abraço.

  75. Janaina disse:

    olá, estou com uma duvida, dei a entrada no meu seguro desemprego e deu tudo certo, mas qundo chegou o dia de receber deu pis convertido. o que isso quer dizer?

  76. sergio carvalho disse:

    fui notificado que voltei a trabalhar pelo site do mte. porem fiquei 76 dias desempregado e peguei apenas duas parcelas. mesmo sendo notificado, tenho direito a terceira parcela?
    muito obrigado

    • Emprego & Negócio disse:

      Sergio,

      O tempo de desemprego é contado da data da dispensa (campo 13 da guia do seguro desemprego) até o dia anterior da data de admissão no novo emprego.
      Com 76 dias de desemprego, o trabalhador tem direito a receber 3 parcelas das que tinha direito.

      Um abraço.

      • Gilberto Dantas disse:

        Eu fui notificado que voltei a trabalhar pelo site do mte. Isso é verdade porém eu fiquei 84 dias desempregado que foram do dia 09/03/2012 a 31/05/2012.Segundo o que apurei com vocês e outras fontes eu teria direito a 3 parcelas mesmo voltando a trabalhar peguei a segunda no dia 01/07/2012 e fui consultar no site do mte e tem essa notificação la.Gostaria de saber se eles mesmo notificando vão fazer valer essa regra e iram depositar essa parcela ou eu terei que reclamar em algum lugar e onde é que eu deveria estar reclamando?

        Antes de mais nada muito obrigado.

        • Emprego & Negócio disse:

          Gilberto,

          Conforme está na postagem, eles devem depositar a 3ª parcela.

          Um abraço.

          • Gilberto Dantas disse:

            Muito obrigado! Vocês fazem um trabalho importantíssimo tirando essas duvidas que geralmente ficam nos martelando enquanto não se resolvem ou não acontecem.Resumindo vocês matam uma baita curiosidade , ansiedade e duvidas.
            Realmente a parcela o qual eu teria direito esta la depositada.

            Um abraço!!

  77. JULIO disse:

    OLÁ
    -fui demetido dia 04/05/2012
    -dei entrada no seguro dia 04/07/2012
    -então vou receber a primeira agora dia 04/08/2012
    -mais vou começar em um novo emprego estou correndo atraz da documentação pra começar no emprego talvez serei empregado dia 01/08/2012
    -teno direito a receber o a primeira parcela dia 04/08/2012
    muito obg

  78. julio disse:

    olá

    dei entrada no seguro no dia 04/07/2012 mais estou preste a começar em um novo emprego estou em processo de treinamento. caso a empresa me contrate vou receber minha primeira parcela das cinco que tenho pra recebe.
    E fui demetido no dia 04/05/2012
    grato

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Júlio,

      Depende do tempo que permanecer desempregado, conforme a tabela que está na postagem lida.
      Se ainda não foi admitido, terá direito a receber 3 parcelas.

      Um abraço.

  79. Joseane disse:

    Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida.
    Fui demitida dia 18/05/2012, dei entrada no seguro desemprego no sac dia 27/06/2012 mas dia 29/06/2012 tive que entrar com recurso 510 no ministerio do trabalho devido a divergencia de dados, quero saber qual o prazo minimo e o maximo para que meu recurso seja jugado?

  80. Natália disse:

    Olá, fui mandada embora dia 13/03/2012..
    ganhei direito de 4 parcelas, recebi, abril,maio e junho, mas agora comecei a trabalhar no dia 13/07/2012 e eu pegaria a minha ultima parcela no dia 27/07/2012. gostaria de saber se eu tenho direito a pegar a ultima parcela.

    Obg

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Natália,

      Se 13/03/2012 é a data da dispensa que consta na guia do seguro desemprego, então você ficou 122 dias desempregada, e não vai ter direito a receber a 5ª parcela.

      Verifique se é essa mesmo a data da dispensa, pois parece estranho você receber a primeira parcela 30 dias após essa data, quando o normal é receber 30 dias após a entrada no seguro desemprego.

      Um abraço.

  81. Cintia Goszczynski disse:

    A data que é contabilizada a quantidade de dias de desemprego e até a data de assinatura da carteira ou da primeira contribuição no INSS?

    Exemplo: fiquei 99 dias desempregada, porém ficarei esperando 20 dias para receber meu primeiro pagamento dando mais de 105 dias.

    O que devo considerar???

    Grata

  82. Cintia disse:

    Bom dia!
    Fui demitida em 02/04/12 e novamente admitida em outra empresa em 09/07/12,já recebi três parcelas do seguro, sendo que deveria receber a próxima dia 18/08/12. Gostaria de saber se esta contagem de número de dias desempregada conta a partir da data da nova admissão na carteira ou a partir da data que a empresa recolher meu primeiro INSS???? Grata.

    • Emprego & Negócio disse:

      Cintia,

      Conta a partir da data da dispensa da empresa anterior, até a data da admissão na nova empresa.

      Um abraço.

  83. Maria disse:

    Ola,
    O termino do meu contrato de trabalho foi dia 196 e dei entrada no meu seguro dia 167, porem inicio em um novo emprego no dia 068 e a primeira parcela do seguro esta marcada pro dia 158, eu recebo a primeira parcela?

    Obrigado

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Maria,

      Se a data da dispensa (campo 13 da guia do seguro desemprego) foi em 19/06, serão 48 dias de desemprego até 06/08. Assim, conforme está na postagem, você tem direito a receber 2 parcelas do seguro desemprego.

      Um abraço.

  84. cassiano disse:

    depois do 5 seguro, a pessoa se não ter conseguido assinar a carteira,pode ter direito o 6 abono

  85. maria reny disse:

    gotaria de saber, eu já recebi o seguro uma vez ,e tenho um ano de carteira acinada de novo , mas nao estou muito bem de saude , mas meu caso não e de alcilio doença,tenho o direito de receber meu seguro ou não tenho tempo suficiente para receber ainda .

    • Emprego & Negócio disse:

      Maria,

      Para receber o seguro desemprego novamente, tempo de serviço você tem.
      Agora, tem que ver se já passou o período de carência de 16 meses que vai da data da demissão do emprego que deu origem ao seguro desemprego e a nova demissão.

      Um abraço.

  86. Bruno disse:

    Olá

    Nos ultimos 36 meses trabalhei 25 meses, 19 meses na primeira empresa, onde pedi demissao e perdi o direito ao seguro desemprego, e 6 meses na segunda empresa. A minha duvida é se tenho direito a 5 parcelas por ter trabalhado 25 meses nos ultimos 36, ou se os 19 meses trabalhado na primeira empresa não entra na conta por eu ter pedido demissao.

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Bruno,

      Se você for demitido da segunda empresa e tiver direito ao benefício, contam os meses das duas empresas para determinar o número de parcelas.

      Um abraço.

  87. Nadia disse:

    Boa noite,

    MInha duvida é a seguinte: fui desligada no dia 01/03/2012 já recebi 03 parcelas do seguro desemprego, comecei a trabalhar hoje dia 20/07/2012. Minha dúvida é se tenho direito a receber a duas ultimas parcelas restantes q estao programadas para o dia 02/08/2012 e 02/09/2012.

    Muito Obrigada pela atenção.

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Nadia,

      Você tem direito a receber as 2 últimas parcelas, pois ficou mais de 134 dias desempregada.

      Um abraço.

  88. Rodrigues disse:

    Boa tarde, olha tenho 11 meses de emprese fui demitido,
    quantas parcelas tenho direito e quanto devo receber da empresa ?
    salario R$=680.00
    lembrando que é meu primeiro emprego.

    vlw

  89. Solange disse:

    Olá, fui demitida sem justa causa em 10/05/2012, com ultimo salario 917,87, fiquei nesta empresa a 20 meses e 10 dias, dei emtrada no seguro desemprego tenho direito a receber 4 parcelas 622,00, porque recebi salario minimo, caso esteja errado como recorrer? obrigada

  90. Jairo Luis disse:

    Boa Noite,
    Gostaria de esclarecer uma Duvida.
    Entrei com recurso 510, demorou 120 dias para sair o resultado, antes a seguinte msg no site do MTE :
    Situacao : NOTIFICADO.
    agora aparece a seguinte msg : Parcela a Emitir,
    e logo abaixo :
    Prezado Sr(a).
    Para verificar se a próxima parcela estará disponível, faça uma nova consulta a partir de 24/07/2012.
    ainda nao recebi nenhuma parcera, sera que meu seguro estara liberado apenas dia 24 ? ou dia 24 eu terei uma resposta .

    Obrigado
    E Parabens pelo site.

  91. Mônica disse:

    Olá, td bem?

    Qdo fui dar entrad ano meu seguro desemprego no Ministério do trabalho a atendente disse que teria direito a 4 parcelas, e depois a por telefone a atendente disse que teria direito a 5 parcelas, enfim já recebi 3 parcelas a data de recebimento é sempre dia 20 recentemente arrumei um emprego a data de registro é dia 10/07 quero saber se ainda tenho direito a 4ª PARCELA?

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Mônica,

      Depende de quantos dias ficou desempregada, conforme explica a postagem.

      Um abraço.

  92. victor andrade disse:

    prezado, boa tarde. a minha duvida é: o tempo de ate 105 sem trabalhar, é a partir do dia q fiquei desempregado ou q dei entrada no beneficio? obrigado

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Vitor,

      É a partir da data da dispensa. Verificar a data da dispensa no campo 13 da guia do Seguro desemprego.

      Um abraço.

      • victor andrade disse:

        muito obrigado. vou verificar sim! Foi muito bom contar com vcs!

        Tudo de bom!

        • victor andrade disse:

          abusando de vcs, ou seja: fui dispensado dia 11/04/2012 (conforme item 13 da guia), se eu tiver a minha carteira assinada apos o dia 28/08/12, vou receber as 5 parcelas?

          obrigado mais uma vez!

          abraço.

          • Emprego & Negócio disse:

            Olá Vitor,

            Após o dia 23/08/12, já contam os 135 dias necessários para receber as 5 parcelas.

            Um abraço.

  93. Sergio lopes disse:

    Caro amigo tive o sd suspenso por motivo de auxilio doença fiz a restituiçao das parcelas indevidas um ano depois quero saber sí ainda tenho direito a recebeber a ultima parcela que foi bloqueada na epoca obrigado

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Sergio,

      Se ainda não passou o prazo de 16 meses da data da demissão que deu origem ao seguro desemprego, você pode solicitar a retomada das parcelas.

      Um abraço.

  94. kely disse:

    Ola
    bom o meu seguro foi bem compricado ganhei a conta dia 24/10/2011, dei entrada no seguro dia 22/11/2011, mas só começei a receber meu seguro dia 04/04/2012 , minha ultima parcela é pra cair dia 01/10/2012 só que começei a trabalhar e foi registrada ontem dia 09/07/2012 .
    gostaria de saber se vou perde a minha ultima parcela do seguro sendo que demorei 6 meses para receber?

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Kely,

      O seguro desemprego se refere ao tempo de desemprego e você ficou desempregada tempo suficiente para receber todas as parcelas.

      Um abraço.

  95. VANIA disse:

    FIQUEI DESEMPREGADA DIA 28 DE MARÇO,DEI ENTRADA NO SEGURO DIA 18 DE ABRIL,TINHA 4 PARCELAS,ASSINEI A CARTEIRA DIA 10 DE JUNHO,DIA 19 DE JUNHO RECEBI A TERCEIRA PARCELA,NO DIA 5 DE JULHO NÃO FOI DESCONTADO O MEU INSS SERÁ QUE VOU RECEBER A 4 PARCELA DIA 19 DE JULHO.

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Vânia,

      Em primeiro lugar, se você entrou com o pedido do seguro desemprego em 18 de abril, recebeu a primeira parcela em maio e a segunda em junho. Você está dizendo que recebeu a terceira em junho.

      Pelas nossas contas, se você recebeu a terceira parcela, vai ter que devolvê-la, pois ficou 74 dias desempregada, o que dá direito a 2 parcelas.

      Um abraço.

  96. FABIANO PERES disse:

    OLA ,BOA TARDE GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA SOBRE O SEGRO DESEMPREGO:

    FUI DEMITIDO DIA 15/05 E RECEBI A PRIMEIRA PARCELA DIA 30/06 A PROXIMA ESTA MARCADA PARA DIA 30/07 SE EU ASSINAR A MINHA CARTEIRA DIA 15/07 DIGAMOS EU AUTOMATICAMENNTE PERCO O DIREITO A ESSA PARCELA ? PORQUE OUVI FALAR QUE EU ESTANDO DESEMPREGADO 45 DIAS JA TERIA DIREITO A SEGUNDA PARCELA ? E TAMBEM PORQUE EU RECEBENDO METADE DO MES TRABALHADO NAO COBRIRIA AS NECESSIDADES DA MINHA FAMILIA,PODE ME AJUDAR NESSA DUVIDA?

    DESDE JA AGRADEÇO

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Fabiano,

      É isso mesmo. Com 45 dias desempregado, o trabalhador já tem direito a receber a segunda parcela das quais tem direito.

      Um abraço.

  97. ROZANIA disse:

    Olá, fui demitida do penultimo emprego no mes 04/2011 e recebí seguro,
    agora fiu demitida do ultimo em 04/07/2012, tenho direito ao seguro desemprego?

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Rozania,

      Seu período de carência acaba em agosto/2012, no mesmo dia em que foi demitida. No dia seguinte, já tem direito novamente.
      Assim, na demissão de 04/07/2012, não direito ao seguro desemprego.

      Um abraço.

  98. Fernanda disse:

    Bom Dia

    Arrumei um serviço e vou começar dia 11/07,ate o momento so recebi uma parcela do seguro sai da ultima empresa dia 18/04,a 2 parcela receberia dia 15/07 tenho direito né ? e alem dessa tenho direito a mais uma ?

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Fernanda,

      Você tem direito a receber 3 parcelas: a que já recebeu e mais duas.

      Um abraço.

  99. junior disse:

    bom dia,
    fui dispensado 26/02/2012 direito a 5 parcelas..minha ultima prcela a receber e dia 10/07/2012 e vou ser registrado hoje dia 06/07/2012..gostaria de saber se tenho direito a essa ultima parcela.grato

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Junior,

      Para receber a 5ª parcela, você teria que ter ficado 134 dias desempregado. Você ficou 131 dias.

      Um abraço.

  100. Plinio disse:

    Boa Tarde,
    Fui demitido e tenho direito a 5 parcelas do seguro desemprego, porem esta surgindo uma vaga temporaria de 30 dias.
    Quando encerrar o contrato posso dar entrada no seguro desemprego para receber as 5 parcelas?

    Grato

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Plinio,

      Pode, mas cuidado com o prazo de 120 dias para entrar com o pedido, a partir da data da dispensa desse emprego que vai lhe dar direito às 5 parcelas.

      Um abraço.

  101. Claudio Marcos Esteves otoni disse:

    Olá…
    Eu deveria ter recebido a última parcela de seguro desemprego em 29/06/2012, porém o dinheiro não esta disponível. Fiquei 6 meses com a carteira assinada, teria direito a 3 parcelas,porém do meu útimo emprego ficou pendente uma parcela sem eu ter recebido, assim, o atendente lançou este valor para agora. Onde devo olhar isso, estou sem saber onde recorrer. Alguém ai, pode me ajudar?

    • Emprego & Negócio disse:

      Cláudio,

      Se o beneficiário não vai receber a parcela até o último dia do mês seguinte ao do recebimento, a mesma é devolvida.
      Verifique no Ministério do Trabalho, mas isso pode não ter relação com o fato do dinheiro não estar disponível.

      Um abraço.

  102. Angela disse:

    Fui demitida em maio de 2012, não dei entrada no seguro desemprego e uma empresa de serviços temporario me chamou, só fiquei 4 dias trabalhando, isso pode impactar no seguro desemprego, ou seja, não receber por conta deste trabalho temporario??????

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Angela,

      Não vai impactar. Solicite o seguro desemprego com a documentação e guias do emprego anterior, mas apresente também a documentação sobre esse emprego temporário (contrato e rescisão).

      Um abraço.

      • Angela disse:

        porque tem que levar a documentação desse emprego de 4 dias, se não tem nada a ver com o seguro desemprego, sendo que o mesmo refere ao emprego anterior??

        obrigada

        • Emprego & Negócio disse:

          Olá Angela,

          Se já existe a informação desse segundo emprego no Ministério do Trabalho, vai dar bloqueio por reemprego, na solicitação do seguro desemprego do emprego anterior.
          A documentação do término do contrato desse segundo emprego vai servir para comprovar que você não está mais trabalhando e liberar as parcelas.

          Um abraço.

  103. Camila disse:

    ola gostaria de uma ajuda… trabalhei em uma empresa 2 anos pedi demissao… entrei em outra fiquei 5 meses e fui demitida com aviso previo indenizado. tenho direito ao seguro desemprego?
    Obrigada

    • Emprego & Negócio disse:

      Camila,

      Depende da data de demissão da primeira empresa e das datas de admissão e demissão da segunda empresa.

      Um abraço.

  104. TENHO 1 ANO 2 MESES DE CARTEIRA ASSINADA . TENHO DIREITO A QUANTAS PARCELA SEGURO DESEMPREGO?

  105. daniele disse:

    bom sai do meu utimo emprego no dia 01/03/2012 e tenho direito a 4 parcelas do seguro,como arrumei um novo trabalho hoje e falta a utima parcela pra receber no dia 13/07/2012 mesmo registrada tenho direito a essa pacela ??
    obrigado

  106. Andreza santos disse:

    URGENTE
    bom fui demitida em dezembro do ano passado,dei entrada no seguro desemprego em janeiro e começei a receber em fevereiro…minha ultima parcela é agora no final de junho 2012, mais assinei minha carteira dia 25/06/2012 ontem, to na duvida eu tenho direito a essa ultima parcela do seguro? obrigada pela atenção.

    • Emprego & Negócio disse:

      Andreza,

      Você teve direito a 5 parcelas. Assim, se ficou mais de 134 dias desempregada, tem direito a receber a 5ª parcela.
      Pelos meses de demissão do antigo emprego e admissão no novo emprego, você ficou o tempo suficiente.

      Um abraço.

  107. Monica disse:

    Boa noite, preciso dessa resposta urgente.
    Meu ultimo dia de trabalho foi dia 15/05/12, mas minha data de saida foi dia 15/06/12, por causa do aviso previo indenizado, e esta na minha carteira de trabalho descrita tambem, de acordo com a instrucao normativa n°15/2010. Recebi o seguro desemprego da minha ultima demissao(dia 31/01/11). Gostaria de saber se vou ter direito ou nao, ao seguro desemprego?
    Muito, muito obrigada.

    • Emprego & Negócio disse:

      Mônica,

      Se sua demissão foi em 31/01/11, seu período aquisitivo e de carência foi até 30/05/2012. A partir de 31/05/2012, você começou a ter direito a solicitar o seguro desemprego novamente.

      A data da saída desse último emprego, e que vale como data da dispensa, é 15/05/2012, portanto, ainda dentro do período de carência.

      Assim, ao nosso ver, você não tem direito ao seguro desemprego.
      Em todo caso, vá ao SINE para confirmar.

      Um abraço.

      • Monica disse:

        Desculpe o erro.

        Quero dizer que, ainda estou com duvida, por estar na minha carteira a data de saida dia 14/06/2012.

        Muito obrigada,

        Monica

        • Emprego & Negócio disse:

          Mônica,

          A instrução normativa n°15/2010, no art. 17 diz:

          Art. 17. Quando o aviso prévio for indenizado, a data da saída a ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS deve ser:

          I – na página relativa ao Contrato de Trabalho, a do último dia da data projetada para o aviso prévio indenizado; e
          II – na página relativa às Anotações Gerais, a data do último dia efetivamente trabalhado.

          Parágrafo único. No TRCT, a data de afastamento a ser consignada será a do último dia efetivamente trabalhado.

          Um abraço.

      • Monica disse:

        Muito obrigada, pela resposta.

        Gostaria agora de saber, se vou ter direito à parcela que deixei de receber por ter conseguido um novo emprego no dia 25/05/11, faltavam 2 parcelas.

        Muito obrigada,

        Monica

        • Emprego & Negócio disse:

          Mônica,

          A retomada das parcelas tem que ser requerida ainda dentro do período aquisitivo, que seria até 30/05/2012.
          Vá ao SINE para confirmar.

          Um abraço.

          • Monica disse:

            Entendi, muito obrigada.

            Só mais uma duvida…rsrs
            No caso, eles acertaram comigo, ou seja, eu estava com os papeis em mãos exatamente no dia 30/05.
            E ah, na minha carteira, está datada como dia 14 de junho de 2012, no lugar da Data de Saida.

            Muito Obrigada.

            • Emprego & Negócio disse:

              Mônica,

              Tente no SINE e depois coloque aqui o que aconteceu.

              Quanto a data da saída, é isso que estamos falando: A data da saída na carteira considera o aviso prévio (indenizado ou trabalhado), embora a data do último dia efetivamente trabalhado, no seu caso, seja um mês antes. Essa data do último dia efetivamente trabalhado é considerada como a data da dispensa, para efeito do seguro desemprego.

              Um abraço.

              • Monica disse:

                Muito obrigada, pelas respostas.

                Tentei entrar em contado com o Ministerio do Trabalho Central, mais todos os telefones só chama e ngm atende.
                Entrei no site do SINE, e a pagina de SP esta fora do ar.

                Enfim, de acordo com o que me disse, acredito que nao terei direito ao seguro desemprego. O que revolta, é os 15 dias que faltam para eu adiquirir.

                Agradeço novamente pelo contato.

                Abraços.

                • Emprego & Negócio disse:

                  Mônica,

                  Como já falamos, vá ao SINE e explique a situação. Não desista sem antes falar com eles.

                  Um abraço.

                  • Monica disse:

                    Muito obrigada, mas não consigo contato, voce sabe me dizer onde fica algum posto deles?

                    Abraços

                    • Emprego & Negócio disse:

                      Mônica,

                      Veja na sua cidade algum posto do SINE ou Delegacia Regional do trabalho. Pode procurar na internet.

                      Um abraço.

  108. soraia disse:

    ola eu sai do emprego em 18/01/2012 e tenho direitoas 05 parcelas do seguro,mas comecei a trabalhar em 11/06.fiquei 145 dias desempregada agora em 30/06 cai a 4 parcela eu tenho direito a 4 e 5 parcela é?mesmo ja trabalhando?

  109. Joseane Gomes disse:

    Olá,, dei entrada no seguro na Caixa e lá não deu certo porque o numero do meu PIS tinha sido convertido, aí de la fui ao Ministerio de Trabalho e dei entrada no recurso 510 com o pis ” novo”, ou seja o convertido e ja faz dois meses e quando vou consultar só aparece VÍNCULO NÃO ENCONTRADO OU DIVERGENTE. O que devo fazer? Vou perder o meu seguro? Sera que ainda sai? Pois la no Ministerio disseram para espaerar de 30 a 90 dias.

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Joseane,

      Se o problema era somente esse, você não irá perder o benefício. Isso demora mesmo.
      Se passarem os 90 dias e não sair, retorne ao Ministério.

      Um abraço.

    • Iago disse:

      gostaria de saber se eu tenho direito ao seguro desnprego pois fui registrado dia 1/1/12 e serei despensado dia 29/ 06/12 obs eu trabalhei um ano sem carteira assinada era meio perildo pois eu erra de menor obrigado fico no agardo

      • Emprego & Negócio disse:

        Iago,

        Considerando esse tempo de serviço de carteita assinada, você tem direito ao seguro desemprego.

        Um abraço.

    • kely disse:

      o meu caso foi o mesmo foi aberto um recurso 510 no dia 05/12/2011 e só começei a receber dia 04/04/2012, isso é muito inrolado

  110. Laurita disse:

    Ola tenho mais duas parcelas do seguro para receber na data de 30/06 e 30/07 comecei a trabalhar no dia 13/06 sera que consigo receber pelo menos a parcela do dia 30/06.
    Obrigada.

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Laurita,

      Como você deve ter lido na postagem, depende do tempo que você permaneceu desempregada.
      Você tem que ver quantos dias se passaram entre a data da dispensa (inclusive) e a data que começou a trabalhar em 13/06/2012.
      Dependendo da quantidade de parcelas que você tinha para receber e da quantidade de dias de desemprego, você pode ver na tabela e saber quantas parcelas irá efetivamente receber.

      Um abraço.

      • Laurita disse:

        se fiz as contas certas são 113 dias eu fui demitida no dia 21/02/2012 tenho direito a 5 parcelas minha próxima parcela seria no dia 30/06(4°parc)e eu comecei a trabalhar no dia 13/06.
        só confirme pra mim por favor tenho direito a 4° parcela né???

        desde já muito AGRADECIDA…

  111. Deivson disse:

    Olá,
    Fui desligado de uma empresa recebi as quatros parcelas pelo tempo que tinha. Isso foi em Março 2011 meu desligamento. Voltei a trabalhar em outubro 2011 em outra empresa, e fui desligado em Junho 2012, tenho direito a receber o seguro?

    • Emprego & Negócio disse:

      Deivson,

      Se o desligamento que deu origem ao seguro desemprego foi em março de 2011, você só vai ter direito novamente em julho de 2012.

      Um abraço.

      • Deivson disse:

        Muito Obrigado.

        Só mais uma coisa, se eu não estiver trabalhando em julho, então eu posso dar entrada no seguro?

        • Emprego & Negócio disse:

          Deivson,

          Não é isso. Você tem que ser demitido em julho, após 16 meses da sua demissão em março/2011.

          Um abraço.

  112. Giuliana disse:

    Meu marido ficou desempregado no período de 08/04/2012 a 05/06/2012, totalizando 58 dias. Neste período ele não recebeu o seguro e a primeira parcela estava programada para o dia 05/06/2012, quando ele chegou a Caixa economica para sacar o beneficio o operador informou que o valor teria sido suspenso devido ao registro em carteira na data de 05.06.2012.
    No site de vocês encontrei um artigo que informa que :
    “O trabalhador que se reempregar terá seu benefício suspenso. No entanto, terá direito a receber as parcelas referentes ao período que permaneceu desemprego.Assim, o trabalhador tem que verificar o tempo de desemprego, para saber se determinada parcela, a qual tinha direito, é devida.”
    Pelo que li no artigo meu marido teria direito ao recebimento de 2 parcelas referente aos 58 dias desempregado.
    O ministério agendou um horário com ele para apurar o caso.
    Poderiam me orientar quanto ao caso?
    Muito Obrigada

    • Emprego & Negócio disse:

      Giuliana,

      Seu marido tem direito a duas parcelas. Certamente, isso será esclarecido quando ele for ao Ministério.
      Caso eles insistam em não pagar, o que é pouco provável, ele deve procurar seus direitos na justiça.

      Um abraço.

  113. Fernando disse:

    Olá,

    eu fiquei desempregrado em 15 de janeiro, tinha trabalhado 11 meses, mas só dei entrada no seguro desemprego em 28 de março, e tive direito a 3 parcelas do seguro desemprego, porém fui reempregado em 19 de abril. pelo que pesquisei, como fiquei mais de 75 dias desmpregado, de qq forma teria direito as 3 parcelas, eu recebi a de 28 de abril e a de 28 do maio, em uma consulta com meu cartão cidadã (no dia 28 de maio), recebi um aviso de reemprego. Será que irei receber a parcela de 28 de junho, e se não receber, quem devo procurar para valer meu direito (fiquei mais de 75 dias desempregado)
    Obrigado desde já.

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Fernando,

      Você deverá receber a terceira parcela. Caso isso não ocorra, verifique com o Ministério do Trabalho.

      Depois, coloque aqui o que aconteceu, ou seja, se você de fato recebeu a terceira parcela em 28 de junho.

      Um abraço e boa sorte.

  114. LAEL disse:

    Fui demitido de uma determinada empresa e dei entrada no seguro desemprego, porém, comecei a trabalhar pouco tempo depois em uma nova empresa e não fui receber nenhuma parcela do seguro desemprego. Minha dúvida é a seguinte: Eu teria que ter comunicado ao órgão responsável pelo seguro que eu não iria mais receber o mesmo pelo motivo de ter conseguido novo emprego ou o simples fato de eu não recebê-lo já é o suficiente? (visto que eu não peguei nenhuma parcela e já se passaram alguns anos).
    Obrigado.

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Lael,

      O normal é o seguro desemprego ser suspenso automaticamente, quando a pessoa começa a trabalhar com carteira assinada.
      Às vezes, algumas parcelas são depositadas indevidamente, devido ao atraso da informação de reemprego. Nesse caso, se não forem retiradas, são devolvidas automaticamente.

      No seu caso, como não recebeu nenhuma parcela, não há que se preocupar.

      Um abraço.

  115. tadeu disse:

    olá fui emitido no dia 22/12/2011 dei entrada no seguro no dia 05/01/2012, tenho direito a 05 parcelas já recebi o4, mas consegui um emprego vou ser registrado no dia 06/06 e tenho a ultima parcela no dia 08/06 tenho direito a recebe-la?

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Tadeu,

      como você ficou mais de 134 dias desempregado, tem direito à quinta parcela.

      Um abraço.

  116. cosme disse:

    boa tarde, meu seguro foi desemprego foi suspenso por constar que tenho outo emprego, sendo que nao tenho e ha um funcionario de uma determinada empresa com meu n de pis, fui ate la e foi feito uma RDT, e enviado a cef, devo aguardar que volto a receber normal como me informaram que assim identificado a correçao volto a receber ou preciso levar o documento que a cef deu e entregar no MT para eles desbloquearem?

    • Emprego & Negócio disse:

      Cosme,

      Se na Caixa disseram que a correção seria automática, então é provável que isso aconteça.
      Mas, se você preferir levar o documento no MTE, mal não vai fazer.

      Um abraço.

      • cosme disse:

        ok! muito obrigado, ainda nao foi resolvida minha situação mas levarei a documentação que sera expedida pela cef “guia de cmunicado de inscrição do pis ativo” que segundo eles resolvera minha situação, vamos ver né se agora vai sem precisar recurso, pois, demora muito e este doc segundo eles sera a prova e nao precisara ser julgado pelo mte para liberar me SD. procede esta informação?

        • Emprego & Negócio disse:

          Olá Cosme,

          Tomara que não precise recurso e tudo aconteça como eles informaram.

          Um abraço.

  117. shirlei disse:

    OLA GOSTARIA QUE ESCLARECESEM UMA DUVIDA MINHA ,COMEÇO A TRABALHAR NO DIA 01 POREM TENHO UMA ULTIMA PARCELA DO SEGURO NO DIA 17 TENHO DIREITO A ELA?

    • Emprego & Negócio disse:

      Shirlei,

      Como está escrito na postagem, depende do tempo de desemprego. Conte quantos dias vai ficar desempregada até o dia 01 e verifique na tabela qual a quantidade de parcelas que tem direito a receber em função desses dias.

      Um abraço.

  118. André Félix disse:

    Boa tarde
    Trabalhei em uma usina no período de 13/09/2010 a 30/04/2011. Dei entrada no seguro desemprego, teria direito a três parcelas, mas foi negado. Entrei com um recurso em 17/05/2011, não recebi resposta. Em 21/09/2011 fui contratado por outra usina e dispensado em 22/04/2012. Dei entrada novamente e foi negado novamente o seguro desemprego. Depois de idas e vindas o superintendente do Trabalho me recomendou ir ao Sine, onde ele disse que procurarão me recontratar em outra empresa ou terei que me matricular em um curso de formação. Minhas dúvidas:
    1 – Resido a 120 quilômetros do Sine mais próximo. Também não há cursos em ofertas a uma distância menor. Como facilitar esse procedimento se é inviável para mim frequentar um curso a essa distância, ainda mais desempregado?
    2 – Posso enviar um procurador, advogado ou não, para fazer esse cadastro no Sine?
    3 – Posso somar o tempo desse segundo contrato com o primeiro, já que não recebi o seguro anterior? Seriam quatro parcelas, em vez de três, nesse caso?
    Obrigado

    • Emprego & Negócio disse:

      André,

      o mais importante é saber o motivo pelo qual o benefício está sendo negado, já que nas duas vezes em que você solicitou o benefício, tinha tempo de serviço.

      Outra coisa, os cursos são para quem solicitou o benefício 3 vezes nos últimos 10 anos e se não houver oferta de curso na cidade do solicitante, não é obrigado fazer.

      Um abraço.

  119. Carol disse:

    Ola, fiquei 15o dias desempregada e após esse período tive minha carteira assinada, recebi somente duas parcelas do seguro sendo que eu tinha direito a cinco parcelas, entrei em contato com o MTE e me informaram que eu não tenho direito a receber pois já tenho carteira assinada, e esse prazo de tempo de desemprego x parcelas a receber, como faço para recorrer, existe embasamento legal? pois segundo o MTE isso não existe, se puderem me ajudar como recorrer nessa situação. Obrigada

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Carol,

      deve ter outras questões que você esqueceu de mencionar, pois, se o trabalhador tem direito a receber 5 parcelas e fica 150 dias desempregado, ele vai receber as 5 parcelas.
      O embasamento legal está no CODEFAT 467:

      Art. 17. O pagamento da primeira parcela corresponderá aos 30 (trinta) dias de
      desemprego, a contar da data da dispensa.

      § 1º O trabalhador fará jus ao pagamento integral das parcelas subseqüentes para
      cada mês, por fração igual ou superior a 15 (quinze) dias de desemprego.

      Um abraço.

  120. Renata disse:

    Bom dia.
    Fui desligada da empresa dia 02 de abril 2012 e recebi o aviso prévio.
    Dia 27 de abril fiz a homologação e baixa na carteira.
    Dia 09 de maio dei entrada no seguro desemprego.
    A primeira parcela seria para o dia 11 de junho.
    Comecei a trabalhar dia 21 de maio.
    Terei direito a receber alguma parcela? Quantas? Visto que do dia 02 de abril ao dia 21 de maio fiquei 48 dias desempregada. O fato de ter sido pago o aviso prévio anula essa contagem?
    Obrigada

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Renata,

      a data que vale como data da dispensa é 02/04/2012, que é a data do afastamento (campo 26) do TRCT, que deve ser a mesma data que consta nas anotações gerais da CTPS, como “Último dia efetivamente trabalhado”.
      Com 48 dias desempregada, você tem direito a receber 2 parcelas, conforme tabela nessa postagem.

      Um abraço.

  121. sheila? disse:

    Olá, gostaria de saber o seguinte: estou desempregada desde janiero,dei entrada no seguro e recebi a primeira parcela do seguro em fevereiro, no próximo mes vou estar recebendo a ultima parcela, por volta do dia 3 ou 4… só que vou ser registrada numa outra empresa a partir do dia 1/6, será que vou receber essa ultima parcela ou vou perde-la por esta registrada dia 1/6

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Sheila,

      Provavelmente, você vai recebê-la.
      Como viu na postagem, tem que ver o tempo que parmaneceiu desempregada, para saber se tem direito a receber determinada parcela.

      Um abraço.

      • sheila disse:

        Fui demitida no dia 16-12-11 só que só dei entrada em janeiro e fui receber a primeira parcela em fevereiro… como faço a contagem? Pois contando desde a data q recebi a primeira parcela do seguro será 121 dias ate o dia 01-06,mas contando desde o dia 16-12 que foi quando fiquei desempregada, dá muito mais que os 135 dias!!!

  122. Pedro Mar disse:

    Olá, bom dia, no dia 19 de Dezembro de 2011 fui demitido entrei com recurso passaram-se 3 meses para receber a 1° parcela, recebi a segunda agora no dia 3 de maio, vou começar a trabalhar agora no dia 19(segunda – feira) tenho direito as parcelas restantes , pois pelas contas passei 3 meses de espera e o restante necessário para se completar os 135 dias.
    ABS.

  123. fransueldo disse:

    mas no site do mte diz q o vinculo nao foi encontrado ou esta divergente. Mas ja dei entrada no recurso a mais de dois meses .isso quer dizer q eu tenho q esperar o prazo q me deram ou comparecer ao posto do mte?

    • Emprego & Negócio disse:

      Fransueldo,

      é bom você acompanhar.
      A questão é que se ganhar o recurso, vai receber mesmo já estando trabalhando.

      Ou seja, o tempo de desemprego é que vai dizer quantas parcelas vai receber daquelas que tem direito.

      Um abraço.

  124. Marcela disse:

    Olá,

    Gostaria de saber se estas regras do seguro desemprego (nº de parcelas x período de desemprego) tem embasamento legal. Pois procurei outras referências e não encontrei.

    Obrigada!

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Marcela,

      Essa tabela é uma forma de apresentar as regras, mas naturalmente tem embasamento legal.

      A CODEFAT 467 de 21.12.2005 trata isso no Art. 17:

      Art. 17. O pagamento da primeira parcela corresponderá aos 30 (trinta) dias de
      desemprego, a contar da data da dispensa.

      § 1º O trabalhador fará jus ao pagamento integral das parcelas subseqüentes para
      cada mês, por fração igual ou superior a 15 (quinze) dias de desemprego.

      Um abraço.

  125. Phabricius disse:

    Fui demitido em 2 de janeiro de 2011 e recebi seguro desemprego até maio de 2011, comecei há trabalhar em junho do mesmo ano e fui demitido agora em abril de 2012, gostaria de saber se tenho direito ao seguro desemprego, pois fiquei em duvida se são dezesseis meses da ultima demissão os de é da ultima parcela do seguro desemprego?

    • Emprego & Negócio disse:

      Olá Phabricius,

      são 16 meses a partir da data da dispensa que habilitou ao recebimento do seguro desemprego.

      Um abraço.