Sócios de empresas não estão mais recebendo seguro desemprego

O governo não está mais concedendo seguro desemprego para o trabalhador que é sócio de empresa, mesmo que a empresa esteja inativa e sem faturamento.

Empregado empresário

Os trabalhadores que abrem empresas e, após desistirem do negócio, não providenciam o seu fechamento formal, não estão conseguindo o seguro desemprego, quando são demitidos dos seus empregos.

É que na visão do governo, quem é dono de empresa possui renda própria. Deixa de ser empregado para ser empresário, perdendo, dessa forma, o direito ao seguro desemprego.

Para muitos, essa prática, adotada pelo governo desde 2015, é irregular, já que não está na lei que sócios de empresas não podem receber seguro desemprego.

Além disso, a sociedade em uma empresa, por si só, não garante o recebimento de renda, ainda mais quando essa se encontra inativa.

Para evitar essa situação, o empregado, que for sócio de alguma empresa, deve fechá-la ou providenciar sua saída da sociedade, antes que possa ser demitido do seu emprego. Não adianta tomar essa providência após a demissão.

O trabalhador que tiver seu pedido de seguro desemprego negado por ter uma empresa, deve entrar com um recurso administrativo ou procurar um advogado para entrar com uma ação judicial.

Nesse artigo você viu que o governo não está mais concedendo seguro desemprego para o trabalhador que é sócio de empresa, mesmo que a empresa esteja inativa e sem faturamento.

Nova Lei do Seguro Desemprego

Para saber sobre a nova lei do seguro desemprego, acesse O que mudou com a nova lei do seguro desemprego desde 2015.

Dicas para o Seguro Desemprego

Conheça algumas dicas para não perder o direito ao seguro desemprego, lendo Dicas para não perder o direito ao seguro desemprego.

Modelos de Currículo

Para obter modelos de currículo, acesse Curriculum vitae. Baixe (download) curriculum vitae grátis.

Para obter modelos de currículo para preencher e preenchido e ainda dicas de como enviar o currículo por e-mail, acesse Modelo de currículo. Dicas para enviar o currículo por e-mail.

Para fazer cursos online, ganhar E-books de brinde e colocar seu currículo em um banco de currículos, acesse Mantenha seu currículo atualizado por meio de cursos online.

Vagas de Emprego

Para obter vagas de emprego CLT e PJ da sua cidade, acesse Vagas de emprego CLT e PJ.

Se você gostou dessas informações, cadastre seu e-mail e receba as novas publicações do Emprego & Negócio.

Preencha seu e-mail:

Para concluir seu cadastramento, faça a confirmação no e-mail que será enviado a você.

Conheça a política de privacidade do assinante

Compartilhe com seus amigos


Artigos relacionados