Você se sente desafiado e estimulado no trabalho?

Se você não se sente desafiado ou estimulado e não vê seu trabalho sendo reconhecido, pode ser que você esteja na função errada.

Estímulo no trabalho

Muitas vezes, um profissional fica anos trabalhando em uma função na qual se sente desmotivado e com uma produção bem aquém da sua capacidade. E tudo isso é simplesmente porque sua função não combina com seu perfil.

E também não são raras as vezes em que esse profissional não percebe que esse é o motivo pelo não reconhecimento do seu trabalho.

É bom avaliar se é essa a sua situação e se não é o caso de uma mudança de função.

Para isso, o negócio é obter informações sobre outros departamentos da empresa e ficar atento sobre novas vagas, candidatando-se assim que uma surgir.

Pessoas desmotivadas e não reconhecidas na empresa podem mudar completamente, sendo valorizadas e sentindo-se realizadas, quando assumem funções mais compatíveis com a sua personalidade.

Veja como os especialistas descrevem os tipos mais comuns de executivos (conforme matéria na revista Veja). Identifique seu perfil e se ele está de acordo com a função que você exerce.

Administrador

Sua marca é a responsabilidade. É meticuloso no cumprimento de deveres e prazos e faz tudo para merecer a confiança de seus superiores. Cultua a lei e se adapta à rotina. Perfeccionista ao extremo, não admite erros. Não dá muita importância à criatividade.

Gestor

Prefere a ação à reflexão. Exige resultados tangíveis imediatos. É prático e realista. Não visa mudar as estruturas radicalmente, prefere apenas aperfeiçoá-las. Conceitos muito elaborados o entediam. Lida bem com pessoas e assume naturalmente a condição de líder.

Criador

É profissional das grandes idéias, das “sacadas”. Engenhoso e criativo, quase sempre possui alguma especialização, mesmo que seja um autodidata. Gosta de problemas complexos, estratégicos, que requerem soluções inovadoras. Independente, não se impressiona com hierarquia e move mundos para realizar seus projetos.

Empreendedor

Claro e objetivo, sabe exatamente o que quer (ou, pelo menos, dá essa impressão a seus subordinados e superiores hierárquicos). Estrategista, analisa cada caso minuciosamente, distingue as prioridades e avalia as consequências. Seu poder de liderança aparece principalmente em situações complexas ou críticas. Não se intimida em mudar todo o esquema de uma empresa em busca de melhores resultados.

Você viu nesse artigo que se você não se sente desafiado ou estimulado e não vê seu trabalho sendo reconhecido, pode ser que você esteja na função errada.

Se você gostou dessas informações, cadastre seu e-mail e receba as novas publicações do Emprego & Negócio.

Preencha seu e-mail:

Para concluir seu cadastramento, faça a confirmação no e-mail que será enviado a você.

Conheça a política de privacidade do assinante

Compartilhe com seus amigos

Clique aqui e selecione cursos online para seu desenvolvimento pessoal e profissional

Clique Abaixo e Conheça os Cursos Online mais Procurados

Curso de Departamento Pessoal
Curso de Marketing Pessoal
Curso de Escrita e Redação
Curso de Word e Excel
Curso de Chefia e Liderança
Curso de Administração Contábil e Financeira
Curso Aprenda a Falar em Público
Curso de Propaganda e Marketing
Curso de Webmaster
Curso de Telemarketing


Artigos relacionados

3 comentários para Você se sente desafiado e estimulado no trabalho?


Comentários encerrados.

  1. VCS ESTÃO DE PARABÉNS, POIS ESSAS DICAS TEM AJUDADO GRANDIOSAMENTE À TODOS COM CERTEZA, INCLUSIVE Á MIM.!

  2. Patricio Agra

    De grande valor estes comentários, muitas vezes o profissional se sente “oprimido” e não sabe identificar as causas do problema, pode ser que ele seja o problema, ou seja, a pessoa certa no lugar errado.

  3. robson

    olá. é impressionante a clareza nos assuntos abordados por vcs.parabens!