Você se sente desafiado e estimulado no trabalho?
Se você não se sente desafiado ou estimulado e não vê seu trabalho sendo reconhecido, pode ser que você esteja na função errada.
Muitas vezes, um profissional fica anos trabalhando em uma função na qual se sente desmotivado e com uma produção bem aquém da sua capacidade. E tudo isso é simplesmente porque sua função não combina com seu perfil.
E também não são raras as vezes em que esse profissional não percebe que esse é o motivo pelo não reconhecimento do seu trabalho.
É bom avaliar se é essa a sua situação e se não é o caso de uma mudança de função.
Para isso, o negócio é obter informações sobre outros departamentos da empresa e ficar atento sobre novas vagas, candidatando-se assim que uma surgir.
Pessoas desmotivadas e não reconhecidas na empresa podem mudar completamente, sendo valorizadas e sentindo-se realizadas, quando assumem funções mais compatíveis com a sua personalidade.
Veja como os especialistas descrevem os tipos mais comuns de executivos (conforme matéria na revista Veja). Identifique seu perfil e se ele está de acordo com a função que você exerce.
Administrador
Sua marca é a responsabilidade. É meticuloso no cumprimento de deveres e prazos e faz tudo para merecer a confiança de seus superiores. Cultua a lei e se adapta à rotina. Perfeccionista ao extremo, não admite erros. Não dá muita importância à criatividade.
Gestor
Prefere a ação à reflexão. Exige resultados tangíveis imediatos. É prático e realista. Não visa mudar as estruturas radicalmente, prefere apenas aperfeiçoá-las. Conceitos muito elaborados o entediam. Lida bem com pessoas e assume naturalmente a condição de líder.
Criador
É profissional das grandes idéias, das “sacadas”. Engenhoso e criativo, quase sempre possui alguma especialização, mesmo que seja um autodidata. Gosta de problemas complexos, estratégicos, que requerem soluções inovadoras. Independente, não se impressiona com hierarquia e move mundos para realizar seus projetos.
Empreendedor
Claro e objetivo, sabe exatamente o que quer (ou, pelo menos, dá essa impressão a seus subordinados e superiores hierárquicos). Estrategista, analisa cada caso minuciosamente, distingue as prioridades e avalia as consequências. Seu poder de liderança aparece principalmente em situações complexas ou críticas. Não se intimida em mudar todo o esquema de uma empresa em busca de melhores resultados.
Você viu nesse artigo que se você não se sente desafiado ou estimulado e não vê seu trabalho sendo reconhecido, pode ser que você esteja na função errada.
Se você gostou dessas informações, cadastre seu e-mail e receba as novas publicações do Emprego & Negócio.
Compartilhe com seus amigos
Artigos relacionados
»Empregabilidade e marketing pessoal
»Atualização para manter a empregabilidade
»O que as empresas mais valorizam na hora de contratar
»Bonificação para funcionários que indicam contratações
»Vagas de Emprego CLT e PJ
3 comentários para Você se sente desafiado e estimulado no trabalho?
Comentários encerrados. |
VCS ESTÃO DE PARABÉNS, POIS ESSAS DICAS TEM AJUDADO GRANDIOSAMENTE À TODOS COM CERTEZA, INCLUSIVE Á MIM.!
De grande valor estes comentários, muitas vezes o profissional se sente “oprimido” e não sabe identificar as causas do problema, pode ser que ele seja o problema, ou seja, a pessoa certa no lugar errado.
olá. é impressionante a clareza nos assuntos abordados por vcs.parabens!